Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de março de 2024

Paróquia São Vicente de Paulo

Pároco

Padre Luiz Antônio da Silva, ss.cc.

Festa do Padroeiro

Igreja Matriz

Avenida Deputado Binga, 530 - N. Sra. de Fátima Patos de Minas/MG

saovicentepaulo@outlook.com

A Paróquia São Vicente de Paulo foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em 29 de maio de 2007, através do decreto de criação feito pelo Exmo. Revmo. Dom João Bosco Óliver de Faria e ficou geograficamente limitada da seguinte forma: A linha divisória com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, nasce no Oeste no curso do Rio Paranaíba, ao Sul do Bairro Residencial Sorriso. Segue na direção da Rua dos Tupinambás até encontrar a Rua dos Caiapós, sobe por esta a esquerda, na direção Norte até a Rua dos Potiguares, segue a direita, direção Oeste, pela Rua dos Potiguares, projeta-se em linha imaginária até a Avenida Tomaz de Aquino, seguindo para o Norte, até encontrar a altura da Rua Manoel Belizário, segue-se esta na direção Oeste corta o final da Rua José Donizete Rodrigues, projetando-se numa linha imaginária na direção Norte rumo ao Córrego Limoeiro.

A Paróquia é formada pelos bairros Coração Eucarístico, Residencial Sorriso, parte do Bairro Caramuru, Alvorada, Jardim Itamarati, Nossa Senhora de Fátima, Residencial Barreiro, Quebec e Santa Helena. Na parte Rural pertence à Paróquia as Comunidades: Porto das Posses, Onça, Com. São Miguel, Boassara e Com. São Luiz.

Atualmente o Administrador Paroquial é o Pe. Márlon Henrique Cunha.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Boassara – Rural

• Comunidade Onça – Rural

• Comunidade Porto das Posses – Rural

• Comunidade São Sebastião – Urbana

• Comunidade Santos Reis e Medalha Milagrosa – Urbana

• Comunidade Sagrada Família – Urbana

• Comunidade Matriz Nossa Senhora de Fátima – Urbana

• Comunidade São Miguel – Rural

• Comunidade Boassara – Rural

• Comunidade Onça – Rural

• Comunidade Porto das Posses – Rural

• Comunidade São Sebastião – Urbana

• Comunidade Santos Reis e Medalha Milagrosa – Urbana

• Comunidade Sagrada Família – Urbana

• Comunidade Matriz Nossa Senhora de Fátima – Urbana

• Comunidade São Miguel – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo, a França era uma potência, porém, convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; essa experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem, foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu, depois de dois anos, sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo, que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova