Informação             Notícias             XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude (ENRDJ) em Brasília-DF
09/09/2019 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Novidades da Diocese de Patos de Minas XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude (ENRDJ) em Brasília-DF

Aconteceu em Brasília-DF, nestes dias 6 e 7 de setembro, o XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos da Juventude (ENRDJ). Todas as dioceses do Brasil foram convidadas e o evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O encontro é voltado exclusivamente para os adultos (acima de 29 anos) e que trabalham com a juventude.

Para o presidente da comissão, Dom Nelson Francelino Ferreira, o encontro tem uma grande importância porque trata da consolidação da Pastoral Juvenil em sua pluralidade. Para o bispo, se antes as diversas expressões juvenis viam com certa suspeita a implantação do Setor Juventude nas dioceses, hoje podem testemunhar que ele não visa suplantar nenhuma das expressões, mas fortalecer a comunhão, somar forças.

Cada encontro, vamos dando passos concretos de comunhão e fortalecendo o protagonismo juvenil diante dos desafios e possibilidades apresentados pela cultura urbana. Isso tudo em profunda sintonia com as últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB deste ano”, conta o bispo.

Além de revisar e aprofundar os cinco eixos do Projeto IDE, com trocas de experiências, está sendo abordado também um tema, presente nas várias realidades urbanas do nosso Brasil e que tanto tem angustiado nossas lideranças, que é o suicídio juvenil.

Segundo o assessor da comissão, Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, o encontro traz o tema – com dados alarmantes – para uma sensibilização dos adultos que trabalham com jovens. “O tema está sendo abordado por uma psicóloga, que ajudará a sensibilizar e mobilizar os adultos a lidar e perceber o comportamento dos jovens para poder ajudá-los e encaminhá-los para apoios profissionais adequados de acompanhamento”, explica.

Outros assuntos estão sendo abordados, como o calendário de atividades para o ano de 2020, as perspectivas para a pastoral para os próximos anos, o Sínodo dos Bispos “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, ocorrido em outubro de 2018 no Vaticano, e a Exortação pós-sinodal Christus Vivit. O tema está sendo refletido pelo jovem Lucas Galhardo, que representou a Pastoral Juvenil do Brasil nos diversos momentos antes, durante e após o sínodo.

Convocamos todas as lideranças das diversas dioceses do Brasil para construirmos, revisarmos juntos, somarmos forças para a desafiadora missão de contribuir para uma Igreja em estado permanente de Missão nesse cenário nacional que tanto nos desafia, como nos pede o querido Papa Francisco”, convida Dom Nelson. (Informações: Adilson Jorge, redação Jovens Conectados)

Da Diocese de Patos de Minas participou do Encontro, Pe. Lucas Espedito Machado, que atento aos anseios da nossa Igreja Particular, entrou em contato com a Assessoria de Imprensa de nossa Diocese para repassar as informações.

Atualizado em: 09/09/2019 às 11:41