Informação
Notícias
            Informação             Notícias             SNF 2020: propostas e dicas para os encontros do Hora da Família Especial
01/06/2020 Fonte: CNBB Notícias das paróquias SNF 2020: propostas e dicas para os encontros do Hora da Família Especial
A+ a-

O mês de agosto já se aproxima e nada melhor que preparar bem a celebração da Semana Nacional da Família, que ocorre na segunda semana do mês que é dedicado às vocações pela Igreja.

Confira as propostas de cada um dos encontros do subsídio Hora da Família Especial para a Semana Nacional da Família e dicas para preparar este momento, além de indicações para a participação das crianças, tão incentivada na edição deste ano:

1º Encontro – Celebração do Dia dos Pais

Um momento para celebrar a vocação dos pais a partir das maravilhas que Deus realizou em São José.

– Dica: Imprimir ou separar fotos reveladas dos pais com seus filhos em momentos significativos e colocá-las em local de destaque, junto com a imagem de São José.

– Para as crianças: Folhas e lápis de cor para as crianças desenharem São José. Se possível, providenciar desenhos bíblicos para ajudar as crianças.

2º Encontro – Amados e chamados por Deus

Na alegria de amar e ser amados, vamos celebrar no segundo encontro todas as vocações, em sintonia com o tema do Mês Vocacional celebrado em toda a Igreja no Brasil.

– Dica: Preparar um local para a bíblia, uma vela e dois símbolos: um coração desenhado (simbolizando o amor) e o crucifixo com trigo (simbolizando a messe).

– Para as crianças: preparar roupas e adereços que possam facilitar a representação das diversas vocações (padre, freira, pai e mãe).

3º Encontro – Família e Matrimônio

Neste encontro, a proposta é celebrar a família como lugar ideal para refletir o amor de Deus que se inicia pelo matrimônio, sendo este um dom de Deus para a santificação dos esposos.

– Dica: Colocar o santo de devoção da família em destaque e também a foto de casamento.

– Para as crianças: Folhas e lápis de cor para desenharem o paraíso. Se possível, providenciar desenhos bíblicos para ajudar as crianças.

4º Encontro – Família e Educação

Em sintonia com a proposta do Papa Francisco de um Pacto Educativo Global, este será um encontro que incentivará a reflexão sobre o papel da família na educação e preparação dos filhos, com amor, para os desafios da vida pessoal, social e profissional.

– Dica: Preparar um local para a bíblia, uma vela, livro de espiritualidade, um terço ou crucifixo como símbolos da fé.

– Para as crianças: providenciar desenhos bíblicos e lápis coloridos para que elas participem de modo lúdico.

5º Encontro – Hora Santa da Família

O Hora da Família propõe um momento especial de celebração na Semana Nacional da Família, no dia de Santa Dulce dos Pobres, que pode ser uma adoração ao Santíssimo Sacramento ou uma solenidade com a Palavra de Deus, contemplando a presença divina nas Sagradas Escrituras.

– Dica: Preparar, no templo, ou nas casas, um ambiente celebrativo com uma mesa, toalha, flores e velas.

6º Encontro – Família e compromisso com a vida

Iluminados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, somos convidados a refletir sobre a importância e a necessidade da família preparar-se estruturadamente para assumir o compromisso de gerar, educar e cuidar da vida, desde a concepção até a morte natural.

– Dica: Colocar em uma mesa símbolos que representem a família, como uma imagem da Sagrada Família, uma vela para simbolizar a esperança na vida, flores ou ramos verdes para representar o cuidado com a vida do meio ambiente. Também imagens de fetos ou mesmo fotos, fotos de crianças e de idosos para representar a vida desde a concepção até seu fim natural.

– Para as crianças: Conseguir revistas, jornais ou impressões com o rosto de Santa Dulce e de pessoas necessitadas para as crianças fazerem pinturas.

7º Encontro – Eu e minha casa serviremos ao Senhor

No último encontro da Semana Nacional da Família, o objetivo é promover a unidade e a fidelidade a Deus e à Igreja como valor fundamental na vida das famílias.

– Dica: preparar bem o local para o encontro, com destaque para a Palavra de Deus, e para a acolhida.

– Para as crianças: copiar para cada uma das crianças a “Tabela das Qualidades” em uma folha e disponibilizar lápis para que preencham durante a reunião e apresentar ao final.

A Semana Nacional da Família 2020 tem como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15) e terá início com o Dia dos Pais, no próximo dia 9 de agosto.

Adquira o subsídio impresso na loja virtual da Pastoral Familiar (lojacnpf.org.br) ou a versão digital diretamente no aplicativo de leitura Estante Pastoral Familiar – baixe na Google Play.

Atualizado em: 01/07/2020 às 09:51
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...