Informação             Notícias             São Pedro e São Paulo
28/06/2020 João Carlos Pereira Horácio Notícias das paróquias São Pedro e São Paulo

A solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das festividades do mês de junho. A Igreja faz memória a esses dois grandes pilares da nossa fé. Paulo de Tarso era um judeu da tribo de Benjamin foi um fariseu assim como seu pai. Paulo estudou com o renomado rabinado Gamaliel e falava o aramaico além de ser fabricador de tendas. Paulo era cidadão romano muito inteligente e estudioso, possuía uma vasta cultura grega e uma visão ampla do mundo, era a pessoa certa para pregar o Evangelho aos gentios.

O ministério de Paulo bem como os seus trabalhos missionários iniciaram com o convite de Barnabé para que o apóstolo se juntasse a ele em Antioquia da Síria. Deste modo, nas duas décadas seguintes Paulo desenvolveu um extenso ministério. Ele evangelizou as províncias da Galácia, Macedônia, Acácia e da Ásia e também ajudou na estruturação e na organização destas Igrejas.

Simão a quem Jesus dera o nome de Pedro, nome que significa simbolicamente rocha (Kepha). Simão Pedro, a quem é confiada diretamente por Jesus uma missão especial de direção do “rebanho”, isto é, a Igreja, após a sua morte. (cf. Mt 16,18). Cuja eleição como chefe da Igreja foi confirmada mais tarde por Jesus, após a sua morte e ressurreição em sua aparição nas margens do lago de Tiberíades. (cf. Jo 21,15-16).  Simão Pedro o primeiro apóstolo, cabeça visível da Igreja, e por força do direito divino, o primado de Pedro passou a seus sucessores no ministério episcopal romano. O bispo de Roma é, por conseguinte, sucessor de Pedro, “verdadeiro vigário de Cristo, e cabeça de toda a Igreja e pai e doutor dos cristãos” (cf. LG 18); isto sem prejuízo do poder ordinário e imediato dos bispos e em suas ordenações e em sua jurisdição (cf. DH 3061), sem prejuízo também da competente infalibilidade do episcopado em um concílio ecumênico, em união com o papa, em questões da  fé e dos costumes.

Portanto, Pedro e Paulo são os dois grandes pilares da Igreja. Paulo considerado o grande missionário e Pedro rocha firme da Igreja.  Sejam esses dois grandes santos inspiradores no nosso caminhar como cristãos.

Seminarista João Carlos Pereira Horácio

Atualizado em: 28/06/2020 às 06:21