Informação             Notícias             PRF faz Operação ‘Romaria’ durante período de peregrinação de fiéis e fluxo intenso na BR-365
09/08/2019 Marcelo Eustáquio e Kênia Valéria - Pascom Diocesana Novidades da Diocese de Patos de Minas PRF faz Operação ‘Romaria’ durante período de peregrinação de fiéis e fluxo intenso na BR-365

Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando, a operação “Romaria”. O objetivo é oferecer segurança e evitar acidentes durante a tradicional caminhada de romeiros em louvor a Nossa Senhora da Abadia em Água Suja.
Até o dia 15 de agosto, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Abadia, equipes da PRF e policias de outras delegacias intensificam a fiscalização na BR-365.

Orientações
Conforme orientação da PRF, para os peregrinos que optam em ir a pé ou de bicicleta até a cidade de Romaria, são necessários alguns cuidados para que o corpo aguente o esforço físico durante o percurso.
“Aos motoristas que estiverem transitando nesses dias por esses locais, a gente pede especial atenção os romeiros que estão deslocando. Evitar fazer ultrapassagem em locais de grande aglomeração, mesmo que permitido pela sinalização”, esclareceu o inspetor Leandro Pires.

Dicas para pedestres e ciclistas
• Usar roupas claras e coletes refletivos;
• Transitar sempre no contra fluxo dos veículos;
• Andar em fila indiana;
• Fazer uso de lanternas durante a noite;
• Nunca transitar pela pista, sempre pelo acostamento.

Dicas para motoristas
• Manter a velocidade permitida da via;
• Reduzir a velocidade quando se deparar com um número maior de romeiros;
• Ter cautela nas ultrapassagens mesmo em locais permitidos;
• Evitar estacionar o veículo no acostamento para não atrapalhar a passagem dos romeiros;
• Não acompanhar com o veículo os romeiros que estão caminhando ou pedalando;
• Em casos de emergências policiais basta solicitar o socorro por meio do telefone 191.

Dicas para evitar queimadas
O Corpo de Bombeiros está orientando sobre as queimadas que atingem as matas que ficam próximas à rodovia. De acordo com os militares, os incêndios são comuns nesta época do ano devido ao tempo seco e eles podem causar transtornos como gerar fumaça e calor intenso, acidentes de trânsito e até mesmo vitimar pessoas que transitem nas estradas.
• Não fume em locais próximos a vegetações secas;
• Não acenda fogueiras, fogos de artifícios ou balões em locais próximos a vegetações secas;
• Vigei qualquer objeto ou equipamento que gere fagulhas;
• Jamais realize contra fogo sem a autorização do corpo de bombeiros militar;
• Em caso de incêndios e acidentes basta solicitar o socorro dos militares por meio do telefone 193.

Imagens ilustrativa

Atualizado em: 09/08/2019 às 15:52