Informação             Notícias             No vídeo de intenção de oração para novembro, Papa apresenta preocupação com robótica e inteligência artificial
06/11/2020 CNBB Notícias das paróquias No vídeo de intenção de oração para novembro, Papa apresenta preocupação com robótica e inteligência artificial

No vídeo de intenção de oração para este mês, Francisco traz a preocupação de que a robótica e a inteligência artificial possam aumentar as desigualdades, interrompendo um “progresso real” da humanidade. Por isso, o Papa pede que rezemos para que os avanços tecnológicas, assim como tornam um mundo melhor para se viver, estejam “vinculados ao bem comum” e orientados para “o respeito pela dignidade” das pessoas. Enfim, “rezar para que o progresso seja sempre humano”, concluiu o Pe. Frédéric Fornos.

“A inteligência artificial está na raiz da mudança de época que estamos vivendo. A robótica pode tornar possível um mundo melhor se estiver unida ao bem comum. Porque se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real. Os avanços futuros devem estar orientados para o respeito pela dignidade da pessoa e da Criação. Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano… podemos dizer, que ‘seja humano’.”

No vídeo de intenção de oração para o mês de novembro, o Papa Francisco reforça a necessidade de que os avanços tecnológicos sejam orientados pelo bem comum de todos. Na mensagem, o Pontífice traz a preocupação de que a robótica e a inteligência artificial possam aumentar as desigualdades, interrompendo um “progresso real” da humanidade. Assim, confia a toda Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, orações para que, em meio à mudança histórica pela qual vivemos, o progresso tecnológico esteja sempre “a serviço do ser humano”, respeitando a sua dignidade e zelando pela Criação.

Assista o vídeo abaixo: https://youtu.be/_E5sQN76Bwk

Atualizado em: 06/11/2020 às 13:57