Informação             Notícias             Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo movimenta a Diocese
02/04/2019 Maria Helena de Andrade - Coordenadora Diocesana Aconteceu na Diocese Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo movimenta a Diocese

Tivemos no dia 30 de março de 2019, de 8h às 12h, no salão da Cúria Diocesana de Patos de Minas, o Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo, que contou com 40 participantes de 28 paróquias, com iniciativa e coordenação de Padre Clério, apoio fundamental de Dom Frei Claudio e participação de Padre Osvaldo.

Dom Claudio nos esclareceu bastante sobre várias dúvidas em relaçaõ ao dízimo, nos falou do documento da CNBB 106, da importância da Pastoral do Dízimo por ela ser uma pastoral social, que ajuda as pessoas a partilhar e colocar tudo em comum, que deve se fazer presente nas outras pastorais, como ação evangelizadora; disse-nos também dos benefícios de apreciarmos a essência do Dízimo nas 3 dimensões.

Padre Clério fez uma excelente explicação sobre o Dízimo, os dizimistas e a pastoral. Disse que o dízimo deve ser para todo leigo fiel, incluindo nós que somos das pastorais, e que isto é uma expressão de fé, um comprometimento com a comunidade e uma gratidão a Deus. Ele inclusive deu seu testemunho próprio de ser dizimista, e expôs para nós uma reflexão sobre: "O dízimo, como opção pastoral" (material da CONADIZ).

Padre Osvaldo também falou do valor do dízimo em sua vida. Para nós que participamos foi um momento muito importante, de grandes esclarecimentos, motivações, sugestões e troca de experiências. Tivemos a oportunidade de falar e testemunhar como está o trabalho da pastoral em cada paróquia e este encontro ajudará e fortalecerá o desenvolvimento e crescimento dos membros da pastoral. Estávamos necessitando deste elo de ligação, deste dar as mãos rumo ao mesmo objetivo que é incentivar os leigos a ter seu compromisso com a comunidade, sua gratidão a Deus por tudo que ele é e tem.

Atualizado em: 02/04/2019 às 12:07