Informação
Notícias
            Informação             Notícias             Diocese de Patos de Minas celebra 64 anos de sua Instauração
30/10/2019 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Notas - Geral Diocese de Patos de Minas celebra 64 anos de sua Instauração
A+ a-

Há 64 anos atrás, a cidade de Patos de Minas estava em polvorosa...

Igreja cheia, autoridades chegando, todos os padres muito animados... uma nostalgia tomava conta dos ares!

Eram oito e meia da manhã, e Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, o bispo de Uberaba da época, começou a celebração acompanhado do novo Bispo eleito de Patosde Minas, Dom José André Coimbra, também de outros bispos e o do vigário da Catedral, que era o Cônego Mons. Manuel Fleury Curado.

O prefeito da cidade era o sr. Genésio Garcia Rosa e o presidente da Câmara Municipal, o sr. Randolfo Borges Mundim, eles e as esposas também estavam na cerimônia que deu início da Tomada de Posse do novo Bispado e início da missão pastoral da Diocese.

Em dado momento da cerimônia, Dom Alexandre Gonçalves Amaral, por delegação especial do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Armando Lombardi, ordenou ao Revmo. Pe. Josias Tolentino de Araújo a fazer a leitura, em latim e em Português, do decreto de Execução da Bula "Ex quo die" emanado da Nunciatura Apostólica, da Bula Pontifícia "Ex quo die" da ereção da nova diocese de Patos de Minas, publicada em 5 de abril de 1955. 

Em seguida, Dom José André Coimbra apresentou-se a Dom Alexandre Gonçalves Amaral, e leu-se a Bula Pontifícia, que trazia a nomeação de S. Excia. Revma. para Bispo da nova diocese de Patos de Minas, a qual foi lida e publicada a todo o clero e povo ali presentes. Logo em seguida, os sacerdotes da nova Diocese de ambos os cleros prestaram obediência ao seu novo Pastor, osculando-lhe o sagrado anel episcopal. A presente ata foi assinada pelos Exmos. e Revmos. Srs. Bispos presentes: Dom José André Coimbra, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, Dom Rodolfo Pena, Dom Eliseu Van de Wijer, o Revmo. representantes do Sr. Arcebispo de Diamantina; dos Revmos. Vigários das paróquias do novo Bispado, e demais autoridades civis e povo fiel.

Hoje relembramos com carinho aquele dia, um Dia muito especial para todos de nossa Diocese!

 

 

Atualizado em: 31/10/2019 às 10:42
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...