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18/10/2019 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Novidades da Diocese de Patos de Minas CONCURSO DE FOTOGRAFIA
A+ a-
"INSCRIÇÕES SE ENCERRAM AMANHÃ, DIA 20 DE OUTUBRO"

 

REGULAMENTO

1-Tema
“A beleza da Igreja – A melhor arma é o olhar"

2- Objetivo
O evento é uma iniciativa da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba para celebrar
o Dia Mundial das Comunicações Sociais, numa perspectiva de encontro, para desenvolver a
sensibilidade do olhar, a arte da contemplação e a descoberta do belo em nossas igrejas locais.
O 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que teve como tema: “Somos membros uns dos
outros (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, este ano
comemorado pela Igreja Católica, a partir de 02 de junho, nos propõe uma cultura do encontro.
“A imagem do corpo e dos membros recorda-nos que o uso da social web é complementar do encontro
em carne e osso, vivido através do corpo, do coração, dos olhos, da contemplação, da respiração do
outro. Se a rede for usada como prolongamento ou expectação de tal encontro, então não se atraiçoa
a si mesma e permanece um recurso para a comunhão. Se uma família utiliza a rede para estar mais
conectada, para depois se encontrar à mesa e olhar-se olhos nos olhos, então é um recurso. Se uma
comunidade eclesial coordena a sua atividade através da rede, para depois celebrar juntos a
Eucaristia, então é um recurso. Se a rede é uma oportunidade para me aproximar de casos e
experiências de bondade ou de sofrimento distantes fisicamente de mim, para rezar juntos e, juntos,
buscar o bem na descoberta daquilo que nos une, então é um recurso.” (Trecho da 53º Carta do Dia
Mundial das Comunicações Sociais)
Que o recurso da fotografia nos proporcione a alegria do encontro, compartilhando a beleza de
nossas igrejas, através do olhar e da sensibilidade de todos aqueles que nela permeiam.

3- Disposições Gerais
3.1- O concurso é aberto a todos aqueles que gostam da arte de fotografar.
3.2- Poderão ser fotografados apenas estruturas ou imagens de nossas igrejas locais da
Arquidiocese de Uberaba. As fotos poderão ser tiradas tanto do lado externo quanto da estrutura
interna das igrejas.
3.3- Cada pessoa poderá participar com até 02 (duas) fotografias, que nunca tenham sido premiadas
em qualquer forma de expressão em artes visuais e não sejam cópias ou adaptações de outras imagens,
sendo classificado apenas um trabalho por autor. As fotos precisam estar em alta resolução. Somente as
fotos horizontais serão aceitas.
3.4- É vedada a participação: da equipe coordenadora deste concurso e dos integrantes da
Comissão Julgadora do concurso.

4- Cronograma
4.1- Publicação do regulamento e abertura das inscrições: 28 de setembro de 2019.
4.2- Encerramento das inscrições: 20 de outubro de 2019.
4.3- Avaliação das fotografias pela Comissão Julgadora: 28 de outubro de 2019.
4.4- Divulgação do resultado: 30 de outubro de 2019.

5- Inscrições
5.1- Serão aceitas as inscrições feitas pelo e-mail pascomuberaba@gmail.com
5.2– Cada participante receberá um número de inscrição.
5.3- As inscrições são gratuitas.

6- Critérios para entrega dos trabalhos
6.1- As fotografias deverão ser entregues via e-mail, enviadas em alta resolução (300 dpi) para o
e-mail pascomuberaba@gmail.com
6.2- As fotos não poderão apresentar efeitos digitais, tais como borda, distorções, inserções de
imagens alheias ao momento em que foi retirada a fotografia.
6.3- As fotos deverão ser entregues juntamente com a ficha de inscrição (Anexo I), a ficha de
identificação individual das fotos (Anexo II) e a autorização de uso de imagem assinada (Anexo
III), todos anexados no fim deste regulamento. As fotografias sem esta autorização serão excluídas
da seleção do concurso.
6.3.1- Também deverá preencher a ficha de autorização de uso de imagem, qualquer pessoa que
aparecer nas fotos.
6.4- A fotografia deverá ter coerência temática, ser inédita e nunca publicada em outro concurso.
6.5- As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco.

7- Processo de seleção dos trabalhos e composição da Comissão Julgadora
7.1- As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por três fotógrafos
profissionais atuantes no mercado de Uberaba e por três pessoas de nossa Arquidiocese (clero ou
leigos), indicados pela organização do concurso.
7.2- As cores da fotografia, os aspectos da composição e a mensagem transmitida pelo participante
(fotógrafo) serão considerados como critérios de avaliação.
7.3- Os ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone no 30 de outubro de 2019.
7.4- Serão selecionadas 12 fotos para compor um calendário para 2020, a ser adquirido em
particular pelas Paróquias interessadas, e uma exposição fotográfica anexa ao Presépio, que ficará
disposto no Shopping Uberaba, na loja nº 738, entrada G, (próximo a Clínica Vacinar e Loja
MultiCoisas), de 23/12/2019 a 06/01/2020, além das redes sociais de nossa Arquidiocese.
7.5- A Comissão avaliadora trabalhará com os seguintes critérios qualitativos:
7.5.1- Qualidade da imagem.
7.5.2- Coerência do argumento em relação ao tema e objetivo do concurso.
7.5.3- Criatividade e linguagem fotográfica.
7.5.4- A beleza da fotografia
7.5.5- O olhar sobre o Sagrado.

8- Desclassificação
8.1- Não serão consideradas para a seleção:
8.1.1- As fotografias que não atendam a todos os requisitos e exigências dispostas neste
regulamento.
8.1.2- Fotografias sem as identificações solicitadas.
8.1.3- Fotografias em desacordo com o tema do concurso.
8.1.4- Inscrições realizadas fora do período estipulado.
8.2- Sendo constatada qualquer irregularidade aos itens deste regulamento, fica caracterizado
motivo suficiente para desclassificação da fotografia apresentada.

9- Premiação
9.1- As 12 melhores fotos irão compor exposição fotográfica, e irão compor um calendário para
2020, conforme citado no item 7.4. Receberão um certificado de premiação, com sua colocação
geral.
9.2- Todas as fotografias, premiadas ou não, ficarão para acervo da Arquidiocese de Uberaba,
podendo ser utilizadas em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou
direitos para os autores, comprometendo-se a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.

10- Disposições finais
10.1- A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste
regulamento, não cabendo recurso.
10.2- O não cumprimento de qualquer regra deste Regulamento poderá causar, a critério da
Organização, a desqualificação da(s) fotografia(s) inscrita(s) e, consequentemente, do respectivo
participante.
10.3- O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens
deste Regulamento.
10.4- Dúvidas ou informações poderão ser encaminhadas para pascomuberaba@gmail.com ou pelo telefone 3312-5271.

Enviado por: Cristina Mendes - Pascom da Paróquia São Damião de Molokai em Patrocínio

Atualizado em: 18/10/2019 às 18:29
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