Informação
Notícias
            Informação             Notícias             Animação Bíblico-Catequética Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo
26/06/2020 Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Patos de Minas-MG Notícias das paróquias Animação Bíblico-Catequética Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo
A+ a-

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

SOLENIDADE DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO

“Pedro e Paulo nos ensinam a seguir Jesus” 

Ambiente: Preparar uma mesa com: Bíblia, vela, crucifixo, flores, imagem de Nossa Senhora e  se for possível uma foto do papa Francisco e fotos da família tiradas na igreja.

1. MOTIVAÇÃO INICIAL (O catequizando acende a vela e todos cantam).

CANTO: A nós descei, Divina luz. (bis) Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus. (bis)

Mãe: Estamos aqui reunidos e guiados pelo Espírito Santo, que possamos sentir a alegria em nosso coração de podermos celebrar em família, mas unidos com toda Igreja.

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. OLHAR A NOSSA VIDA

Pai: Celebramos hoje a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, chamados “colunas da Igreja” exemplos de fé e perseverança no anúncio do Evangelho. Comemoramos também o dia do papa. Rezemos pelo papa Francisco, que tem a missão de conduzir a Igreja em nossos dias.

Todos: A exemplo de Pedro e Paulo queremos também seguir Jesus Cristo e perseverar na fé. Sentindo a alegria de ser Igreja, vivendo e anunciando o Evangelho.

Pai: Festejando São Pedro e São Paulo, lembremos a Igreja (templo), lugar para encontrar e conversar com Deus. Nela nos reunimos como família de Deus. Durante a semana, Deus se encontra conosco na família, nos amigos, nos que mais precisam de nós e no domingo, se encontra com o seu povo reunido para ouvir sua Palavra.

Todos: Fiquem unidos a mim e eu ficarei unido a vocês. (Jo 15,4)

Mãe: Quem ama Jesus e quer seguir seus passos como Pedro e Paulo, vai se transformando em comunidade e amor. Para ser comunidade cada um de nós precisa querer ser parte dela, misturar-se com os outros, ajudar uns aos outros, para que ela se transforme em casa dos amigos verdadeiros de Jesus. A participação na comunidade nos ajuda a crescer na fé.

Todos: Ser Igreja viva é viver o que Jesus ensinou: a união, a partilha, a fraternidade e o amor, procurando construir um mundo de irmãos. Por isso cantemos:  https://youtu.be/RkMurQ-mOu0

Refrão: A edificar a Igreja, a edificar a Igreja, a edificar a Igreja do Senhor. Irmão, vem, ajuda-me! Irmã, vem, ajuda-me! A edificar a Igreja do Senhor.

1. Eu sou Igreja, você é Igreja, somos Igreja do Senhor. Irmão, vem, ajuda-me! Irmã, vem, ajuda-me! A edificar a Igreja do Senhor. (Refrão)

2. São Pedro é Igreja, São Paulo é Igreja, somos Igreja do Senhor. Irmão, vem, ajuda-me! Irmã, vem, ajuda-me! A edificar a Igreja do Senhor.  (Refrão)

L1: Domingo é o dia do Senhor. Somos assíduos na participação da Santa Missa ou precisamos melhorar? Como é a participação da nossa família na comunidade? Seguimos Jesus com a mesma coragem de Pedro e Paulo? (Momento de partilha)

  1. ILUMINAR A NOSSA VIDA

Pai: Pedro reconhece em Jesus o Messias. Vamos acolher a Palavra com alegria, cantando. (O catequizando pega a vela acesa e fica ao lado da mãe que fará a leitura do Evangelho)

Canto: Palavra de salvação somente o céu tem pra dar. Por isso o meu coração se abre para escutar.

Mateus, capítulo 16, versículos 13 a 19 (Mt 16,13-19) (Se for possível utilizar a Bíblia para a leitura).  

  13Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.” 15Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” 17Jesus disse: “você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que revelou isso, mas meu Pai que está no céu. 18Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei  a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. 19Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.” – Palavra da Salvação.

Todos: Glória a vós, Senhor. (Momento de silêncio para interiorizar a Palavra).

Reflexão

L1: Por que Jesus fez a pergunta a Pedro e qual foi a resposta dele? 

L1: A partir da resposta de Pedro, Jesus falou de verdades que ainda não havia anunciado a sua comunidade de discípulos.

- Ler o que Jesus fala nos versículos 17, 18, e 19, destacando o que considerar mais importante em cada versículo.

- A partir de quem Jesus dá início a sua Igreja?  E nos dias de hoje quem conduz a Igreja? (Momento de partilha)

L1: Vamos refletir sobre as virtudes e valores que revelam a Igreja de Jesus:

Pai: É conduzida pelo Espírito Santo que lhe dá sabedoria, discernimento e fortaleza, para ser fiel à missão que Jesus lhe confiou.

Mãe: Quer ser construída como comunidade fraterna.

Catequizando: Vive pela fé e dá a vida para alimentar e purificar essa fé nos seus seguidores.

Todos: Acima de tudo, a Igreja de Jesus Cristo é a comunidade dos que amam e dão a vida, para serem fiéis à missão de evangelizar, sobretudo os prediletos do reino que Ele veio anunciar: os pequenos e os pobres.

  1. CELEBRAR A VIDA

Música: Formamos a Igreja Viva https://youtu.be/vBtA0KUtSFI

1. Celebremos com alegria nosso encontro, Jesus Cristo é nosso ponto de união, é o caminho que nos leva para a vida, a verdade que nos traz libertação.

Refrão: Formamos a Igreja viva, que caminha para o reino do Senhor, vivendo em comunidade, nós faremos este mundo ser melhor.

2 . Vamos juntos construir fraternidade, trabalhando pela paz universal, ser semente de uma nova sociedade, gente unida para combater o mal. (Refrão)

3. Jesus Cristo realiza a unidade, e não quer que nós vivamos separados, na união teremos força pra vencer, e ajudar o nosso irmão desamparado. (Refrão)

L1: Jesus nos convida a fazer parte da sua comunidade para sermos apóstolos e membros da sua Igreja. Porém, é importante sermos perseverantes no convite que Jesus nos faz. Como gesto de agradecimento, vamos rezar:

  Catequizando: Pelo seu convite para fazermos parte da Igreja.

  Todos: Obrigado, Senhor!

  Catequizando: Porque com todos formamos uma só família.  

  Todos: Obrigado, Senhor! 

Catequizando: Porque podemos viver em comunidade.

Todos: Obrigado, Senhor!

Catequizando: Pelo papa Francisco que conduz a nossa Igreja.

Todos: Obrigado, Senhor!

Catequizando: Por todas as pessoas que estão doando sua vida pelo bem do próximo neste momento difícil em que vivemos.

Todos: Obrigado, Senhor!

Todos: Senhor, queremos agradecer o convite que faz a cada um de nós, para sermos os seus seguidores. Dê-nos força diante das dificuldades e que sejamos perseverantes a exemplo de São Pedro e São Paulo. Amém.

Mãe: Rezemos com as mãos erguidas a oração que próprio Jesus nos ensinou: Pai-Nosso... 

Mãe: Cantando, vamos pedir a intercessão de Nossa Senhora sobre nossa família e nossa Igreja.

Música: Pelas estradas da vida

1.  Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem. Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem. 

2.  Se pelo o mundo os homens, sem conhecer se vão, não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar.

3.  Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar, luta por um mundo, de unidade e paz.

Mãe: Maria, Mãe da Igreja. Todos: Rogai por nós!

Mãe: São Pedro e São Paulo. Todos: Rogai por nós!

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Bíblia Sagrada – Edição Pastoral, Paulus, 1990. Coleção Deus Conosco. Um Passo à Frente. Vozes. Iniciação à Vivência Cristã. Leandro Francisco Pagnussat, Maria Augusta Borges. Vozes. Crescer em Comunhão. Volume II. Vozes. O Domingo – Celebração da Missa com Crianças – 13º Domingo do Tempo Comum.

Atualizado em: 26/06/2020 às 15:56
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...