Informação
Notícias
            Informação             Notícias             BAIXE O ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA DA SOLENIDADE DE NOSSO JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO
20/11/2020 CNBB Notícias das paróquias BAIXE O ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA DA SOLENIDADE DE NOSSO JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO
A+ a-

A Igreja encerra o Ano Litúrgico neste domingo, 22 de novembro, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. E a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece o roteiro Celebrar em Família para download gratuito.

Neste tempo de pandemia, o Roteiro para a celebração em família tem contribuído para que muitos fiéis celebrem, em comunhão com a Igreja, o Dia do Senhor. Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, os bispos, nas mais diversas situações e realidades, vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas dioceses, paróquias e comunidades sobre o retorno das celebrações comunitárias presenciais. Mas são inúmeros os fiéis que ainda se encontram impossibilitados, por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’, de participar das celebrações comunitárias dominicais.

Assim, a Comissão para a Liturgia continua a oferecer esta sugestão de Celebração da Palavra de Deus para ser celebrada nas casas, em família: “São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor”.

A Comissão para a Liturgia da CNBB sugere que seja preparado um local adequado na casa para os familiares celebrarem e rezarem juntos. “Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração. Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou a mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos”, sugere.

A celebração da Solenidade de Cristo Rei recorda a proposta do Reino de Deus, onde Jesus é o rei. “Este reino que foi semeado em nossa realidade e em nossas vidas. Como discípulos, seguidores do “Caminho” somos chamados a testemunhar, edificar, por meio do amor essa presença que terá seu tempo definitivo no mundo que há de vir”. No Evangelho, de Mateus, Jesus fala do Julgamento das Nações.

BAIXE O ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE CRISTO REI. 

Video https://youtu.be/vKJc9EOdZP4

Cuidar da evangelização

Neste final de semana, a Igreja no Brasil realiza em todas as comunidades e Coleta do Bem, gesto concreto da campanha É tempo de cuidar da Evangelização. A iniciativa unifica em uma só coleta as arrecadações da Solidariedade e da Evangelização, respectivamente realizadas no Domingo de Ramos e no 3º Domingo do Advento. As doações podem ser realizadas nas celebrações presenciais e também de modo virtual, por meio do site doe.cnbb.org.br

Sempre é tempo de cuidar da evangelização, ainda mais nessa época de pandemia. Por isso, é preciso cuidar do anúncio da Palavra de Deus e das celebrações litúrgicas. É preciso igualmente cuidar dos pobres e trabalhar em favor da casa comum. Para que tudo isso aconteça são necessários recursos financeiros. Por essa razão, nossa generosa participação chega aos irmãos e irmãs que, com a pandemia, estão sofrendo ainda mais.

Atualizado em: 20/11/2020 às 10:40
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...