Informação
Notícias
            Informação             Notícias             ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ALEGRIA DO REINO: ENCONTRAR, PROCURAR, SEPARAR”
25/07/2020 Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Patos de Minas-MG Notícias das paróquias ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ALEGRIA DO REINO: ENCONTRAR, PROCURAR, SEPARAR”
A+ a-

 

 AMBIENTE. Preparar uma mesa com toalha, Bíblia, vela, crucifixo, flores e colocar um símbolo que represente o tesouro na vida da família.

 

Motivação inicial: Observar o  símbolo que foi  colocado para representar o tesourona vida da família. Meditar a importância desse tesouro , enquanto  todos ouvem o canto  a seguir.

 CANTO. Eu tenho um tesouro https://youtu.be/WX3hER7KQdw

Refrão: Eu tenho um tesouro, eu tenho, sim, Eu tenho um tesouro dentro de mim; Este meu tesouro tem muito valor, Este meu tesouro é Jesus Cristo, Meu Salvador. Vale mais que o céu, Vale mais que o mar, Vale mais que o mundo, Vale mais que eu. Oh! Que glorioso, que glória sem fim! Este meu tesouro É Jesus Cristo que vive em mim.

Animador.  Invoquemos á Santíssima Trindade: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Leitor1. A litugia deste 17º domingo do tempo comum, nos mostra o verdadeiro tesouro que devemos encontrar e concentrar as nossas forças, o Reino de Deus. Para discernir e reconhecer esse tesouro, devemos ouvir e seguir a Jesus Cristo. Ele nos apresenta e nos mostra os valores que precisamos praticar para permanecermos firmes e constantes na busca do Reino de Deus. Quando o encontramos, todo o resto se torna supérfluo. 

TODOS. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)

OLHAR A NOSSA VIDA

Animador. Encontramo-nos, muitas vezes, perdidos no mundo. Uma geração de jovens está em busca da razão de viver, uma geração inteira está, muitas vezes, deprimida, depressiva, sem encontrar o sentido para estar aqui.

Leitor2.  São muitos dos nossos, não só jovens, mas adultos também que chegam numa certa idade da vida e perguntam: “O que eu fiz da minha vida? O que eu guardei? O que eu colecionei?”. Porque se o parâmetro for o mundo, a pessoa vai olhar a sua vida  a partir dos bens materiais que adquiriu e do que não adquiriu. Quanto a esse julgamento, quanto a esse critério, ele é o critério do mundo, portanto, é mundano.

Leitor1. Parece que há no coração humano um desejo de “busca de tesouro”. Sonho de loterias, de premiação em bingos e outras promoções. Por vezes a vida está condicionada com os bens com fonte de felicidade e bem estar. Há no coração desejo de felicidade, de paz e realização. Buscar um tesouro.  Que tesouro é este? Onde se encontra? Quem o encontra?

Animador. Vamos aclamar a palavra de Deus cantando.
Canto:  Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado Aleluia! Aleluia!
Se possível ler na Bíblia ( Mateus 13,44-52)

Leitor2: EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. — Palavra da Salvação.

Todos: Glória a vós, Senhor.

VAMOS PARTILHAR

Animador: O que  diz o texto para mim, hoje? O que ele me leva a dizer a Deus? Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Reflexão

Animador. Jesus diz que o Reino vale muito. Vale tudo o que se tem. É como um tesouro escondido pelo qual vale sacrificar tudo. Ou como um comerciante que encontra uma pérola fina, preciosa. Da mesma forma, vende tudo o que tem e compra esta pérola.

Leitor1. Nos dois casos, cabe ao homem, à pessoa, descobrir o tesouro, a joia e decidir por ela, a ponto de renunciar a tudo mais que tem. É uma renúncia ao transitório e que não merece ser supervalorizado. Uma renúncia por preferir o melhor. O homem, então, dá tudo pelo tudo.

Animador. O Reino é como a rede que apanha todo tipo de peixes. Depois, os pescadores separam os bons dos maus.

Leitor. Quem encontrou um tesouro encontrou tudo. O tesouro para o mundo é o símbolo das riquezas, mas não há riqueza maior que o Reino dos Céus, até porque os tesouros humanos são perecíveis e não nos dão a vida eterna ou a vida em Deus.

Animador. Quem descobre o valor singular e precioso do Reino dos Céus deixa tudo de lado. Não é que menospreza a sua vida, mas foca a sua vida neste tesouro maravilhoso que é o Reino dos Céus. No primeiro momento, o mantém escondido, porque quem encontra um tesouro não sai mostrando para todo mundo, vai primeiro contemplar esse tesouro, vai deixar ser transformado por esse tesouro que é o Reino dos Céus.

Leitor2. Procuremos encontrar, deixemo-nos ser encontrados pelo Reino dos Céus e deixemos que esse tesouro brilhe na nossa vida, no nosso coração, que ele realmente encha nossos olhos do verdadeiro sentido do viver.

CELEBRAR

Animador. “O tesouro escondido ultrapassa todos os outros valores. O bem que está acima de todos os demais bens é o Reino de Deus,  é o próprio Jesus. Ele é o verdadeiro tesouro”.

 Pe. Zezinho bem expressa esta profundidade na canção: “A pedra preciosa”: https://youtu.be/WrL7GwaZzqY

Canto: Eu quisera ter palavras para expressar / Tudo aquilo que se sente ao se encontrar / Uma estrela a nos guiar, uma voz a nos falar / Uma pedra preciosa pela qual a gente deixa / Tudo aquilo que pensava ter / Uma pedra preciosa pela qual a gente deixa / Todo o bem que a gente tem. Eu quisera ter palavras pra dizer / O que existe bem lá dentro do meu ser / Um desejo de saber, uma fome de entender / O porquê de tantos ais, tanta angústia e tanta paz / Nos caminhos a se percorrer / O porquê de tanta dor / Tanto amor e desamor / Nos caminhos do viver.

Animador. Rezemos com a Igreja

Leitor1. Espirito santo vem me ajudar, me dá sabedoria para o grande tesouro encontrar.

Leitor2. Que o meu coração se encha de alegria, que eu saiba caminhar e seguir Jesus com amor e sabedoria!

Leitor1. Quero escolher sempre o caminho do bem, caminhar na Santa igreja, e ser discípulo de Jesus também!

Todos. Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo na Unidade com o Espirito Santo. Amém”.

Leitor2. Nós estivemos e estaremos sempre reunidos e unidos.

Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Homília de Padre Roger Araújo, Reflexões de Dom Juventino Kestering. Bíblia Ave Maria.

Atualizado em: 25/07/2020 às 13:57
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...