Informação
Notícias
            Informação             Notícias             ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
11/07/2020 Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Patos de Minas-MG Notícias das paróquias ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A+ a-

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

REFLEXÃO PARA O 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR” (Mt 13, 3b).

Ambiente: Preparar uma mesa com: toalha, Bíblia, vela, crucifixo, flores, e quatro corações feitos de papel, e escrever em cada coração: 1. Beira do Caminho; 2. Terreno Rochoso; 3. Meio dos Espinhos; e 4. Terra Boa.

Motivação inicial: (Enquanto canta o refrão orante, o catequizando entra com a vela acesa e a coloca no ambiente preparado).

Canto: Deus está aqui / Tão certo como o ar que eu respiro / Tão certo como o amanhã que se levanta / Tão certo como eu te falo e tu podes me ouvir (2x).

Pai ou mãe: Estamos aqui para celebrar em família o 15º domingo do tempo comum. Invoquemos a Santíssima Trindade:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém!

Pai ou mãe: A liturgia desse domingo, nos convida a refletir a parábola do semeador que saiu para semear. O semeador da semente do Reino é Jesus que deseja fazer do nosso coração terreno fértil para a mensagem, a boa semente da Palavra de Deus.

Todos: Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador. Todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!

OLHAR A NOSSA VIDA

Pai: Iniciamos mais uma semana e queremos agradecer o dom da vida. Quais pedidos, agradecimentos e louvores desejo apresentar a Deus neste dia?

Todos: Recordações, lembranças da vida, sofrida e querida na festa e na dor. Recebe nas mãos a recordação dos filhos e filhas, amado, Senhor.

ILUMINAR A NOSSA VIDA

Mãe: A Palavra de Deus é dom de amor que deve produzir frutos de salvação. Cabe a nós acolhê-la fielmente. E cantemos aclamando o santo Evangelho.  

(O catequizando com a vela acesa ficará ao lado do membro da família que proclamará o Evangelho. (Se for oportuno ler o Evangelho na Bíblia).

Canto de aclamação: Palavra de salvação, somente o céu tem pra dar.

Por isso meu coração, se abre para escutar. (bis).

Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se junto ao mar, 2e grandes multidões ajuntaram-se ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava de pé, na praia. 3Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu para semear. 4Ao semear, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras caíram em terreno rochoso, onde não havia muita terra; brotaram logo, porque a terra não era profunda; 6mas quando saiu o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz. 7Outras ainda caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Outras, enfim, caíram na terra boa e deram fruto: cem, sessenta ou trinta por um. 9Quem tem ouvidos, ouça!” Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor!

(Momento de silêncio para interiorização da Palavra de Deus).

VAMOS PARTILHAR.

  1. O que mais chamou sua atenção nesta leitura?
  2. Ao terminar o relato da parábola do semeador, Jesus faz o seguinte apelo: Quem tem ouvidos, ouça!” Pede que prestemos muita atenção na parábola. Quem é o semeador? A semente? E os diferentes tipos de terreno?

Canto: Toda semente é um anseio de frutificar / e todo fruto é uma forma da gente se dar. 

Põe a semente na terra, não será em vão. / Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão (2x)

https://www.youtube.com/watch?v=aQJcmOhG-N8

REFLEXÃO

A parábola diz algo conhecido para fazer entender algo desconhecido. Para as pessoas daquele tempo não é difícil identificar o semeador, porque fazia parte da realidade o trabalho de semear. Jesus, semeia sua Palavra entre as pessoas simples, que o acolhem, e também entre os escribas e fariseus, que o rejeitam.

O semeador é Jesus, o Filho de Deus, é o semeador saído do Pai a semear o Reino de Deus entre as pessoas. Lança sua semente em todas as direções sem fazer distinção entre os terrenos, não descarta pessoas: todos somos campo de Deus (1Cor 3,9).

A Palavra de Deus, é simbolizada pela semente que tem em si o poder de se transformar, brotar, crescer e frutificar, está ao alcance de todos e em todo lugar.

A parábola apresenta quatro terrenos em que as sementes podem ser lançadas, os terrenos são os corações daqueles que recebem a Palavra de Deus.

As sementes que caíram a beira do caminho é quando a Palavra não é sequer acolhida; não enraíza, voa para longe. Não entende a Palavra e vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. (cf. Mt 13, 19). (mostrar o primeiro coração: Beira do caminho).

Outras caíram em terreno rochoso: a fina camada de terra tem pedras embaixo retém a umidade do ar e o calor do sol. As sementes logo enraízam-se e germinam. Mas é ilusão! Falta raízes. O sol, em vez de fazê-las crescer, as queimam. É quando a Palavra é aceita com um entusiasmo inicial, um fogo de palha sem consistência. Quando surge as tribulações ou perseguições por causa da Palavra a deixa morrer. (cf. Mt 13, 20-21). (mostrar o segundo coração: terreno rochoso).

Outras ainda caíram no meio dos espinhos: as sementes germinam, crescem, mas as preocupações do mundo e as riquezas sufocam sua Palavra e ele fica sem frutos. (cf. Mt 13,22) (mostrar o terceiro coração: meio dos espinhos).

As que caíram em terra boa: a Palavra de Deus é colocada no coração de todo aquele que acolhe com generosidade e gratuidade, sinal e semente de vida eterna para todos. (mostrar o quarto coração: terra boa).

E deram frutos: a semeadura do Reino é fecunda além de qualquer expectativa. O dom da fé faz escutar a Palavra, o dom da esperança a faz crescer, o dom do amor permite que frutifique. Os três dons fazem nosso coração revestido de espinhos, petrificado de medos, e sufocado de egoísmos, uma terra boa e fecunda.

A que tipo de terreno se encontra nosso coração?

CELEBRAR

PRECES

Peçamos ao divino semeador, que a Palavra por Ele pronunciada gere entre nós frutos de vida e digamos:

Todos: Que vossa Palavra sempre produza frutos, Senhor!

(preces espontâneas).

Canto: As sementes que destes. https://www.youtube.com/watch?v=8eqBKnISvIs 

  1. As sementes que me destes e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.

Dos meus dons que recebi pelo Espírito do amor, trago os frutos que colhi em tua mesa quero por. (Bis)

  1. Pelos os campos deste mundo quero sempre semear os talentos que me destes para eu mesmo cultivar.
  2. Quanto mais eu for plantando, mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.

Pai: Rezemos com amor e confiança a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai Nosso...

Pai: O melhor terreno foi aquele de Maria, que acolhia todas as palavras e as guardava em seu coração. (Lc 2, 19): Ave Maria...

Pai: Nossa Senhora da Abadia, co-padroeira da diocese de Patos de Minas, Rogai por nós!

Pai: Santo Antônio de Pádua, padroeiro da diocese de Patos de Minas,Rogai por nós!

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Link para catequizandos das etapas: Pré-catequese, Iniciação I, Iniciação II, Pré-Eucaristia e Eucaristia.

A Sementinha: https://www.youtube.com/watch?v=AFF2C_tc6_M

O Semeador:

https://www.youtube.com/watch?v=UZcidx1Vou8&list=OLAK5uy_lXrJqRP9n--0_9nqepX8ixzfmFCM5Jfb0&index=4&t=0s

Fonte: 1. Semanário Litúrgico “O Domingo” editora Paulus; 2. Homilia do 15° domingo do Tempo Comum de Frei Raniero Cantalamessa. 3.Roteiros Homiléticos do Tempo Comum, Edições CNBB. 4. Uma comunidade lê o Evangelho de Mateus, CNBB.

Atualizado em: 11/07/2020 às 05:22
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...