Informação
Notícias
            Informação             Notícias             ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM “Tornar-se pequeno para aprender com o Mestre”
07/03/2020 Pastoral Catequética Diocesana Notícias das paróquias ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS REFLEXÃO PARA O 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM “Tornar-se pequeno para aprender com o Mestre”
A+ a-

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

REFLEXÃO PARA O 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Tornar-se pequeno para aprender com o Mestre”

 

Ambiente: Preparar uma mesa com: a Bíblia, uma vela, o crucifixo, flores, imagem de Nossa Senhora, se for possível um coração feito de papel ou outro material e duas folhas chamex com as palavras: Mansidão / Humildade .

  1. MOTIVAÇÃO INICIAL

Mãe: Uma chama, por menor que seja, em meio à escuridão, ilumina e ajuda a proteger os passos da queda. Somos pequenas velas e a chama da fé em nós ajuda-nos a caminhar melhor e a iluminar o caminho do irmão. Cantemos. (O catequizando acende a vela e todos cantam).

CANTO: Dentro de mim existe uma luz que me mostra por onde deverei andar. Dentro de mim também mora Jesus que me ensina buscar o seu jeito de amar. Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz pelos caminhos da paz. (bis) https://youtu.be/LJo2YTblU00

Mãe: Atendendo ao convite de Jesus “Venham a mim todos vocês”, celebremos com amor e alegria.

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

  1. OLHAR A NOSSA VIDA

Pai: Conta-se que um bispo foi a uma pequena paróquia fazer uma visita. Chegando lá, entrou na igreja onde o padre estava dando catequese a um grupo de crianças. O bispo saudou a Cristo no sacrário e depois perguntou aos meninos: “Quem de vocês sabe dizer o que eu vim fazer aqui hoje?” O menorzinho da turma, que tinha apenas sete anos, levantou o braço e respondeu:

Catequizando: “Eu sei! O senhor veio para aprender alguma coisa com a gente.”.

Pai: O bispo humildemente confirmou, sentou-se ao lado do menino e pediu ao padre para continuar a catequese. O padre, meio sem jeito, continuou, mas no final revelou às crianças quem era o visitante. Anos mais tarde, esse bispo se tornaria o Papa João Paulo II.

L1: O que aprendemos com essa história que realmente aconteceu? O que é ser humilde? Você conhece pessoas que se destacam por sua humildade?  (Momento de partilha).

  1. ILUMINAR A NOSSA VIDA

Mãe: Ser discípulo de Jesus é ser manso e humilde e ter o coração sempre aberto para aprender a Boa Nova da vida. Vamos acolher a Palavra com alegria, cantando. (O catequizando pega a vela acesa, outro membro da família pega o coração e ficam ao lado da mãe que fará a leitura do Evangelho).

Canto: https://youtu.be/Ms_om0-2uvc

Aleluia, aleluia, como o Pai me amou assim também eu vos amei. Aleluia, aleluia, como estou no Pai permanecei em mim.

Vós todos que sofreis aflitos vinde a mim, repouso encontrarão os vossos corações. Dou graças a meu Pai que revelou ao pobre, ao pequenino, o seu grande amor.

Mateus, capítulo 11, versículos 25 a 30 (Mt 11,25-30) (Se for possível utilizar a Bíblia para a leitura).  

  25 Naquele tempo, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. 28 Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.” Palavra da Salvação.

Todos: Glória a vós, Senhor. (Momento de silêncio para interiorizar a Palavra) 

Reflexão

L1: - Que tipo de oração Jesus fez ao Pai? Por que Jesus estava feliz?   

- Qual foi o convite feito por Jesus? A quem Ele convidou?

- Você já rezou esta oração: “Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso”? O que é ter um coração semelhante ao de Jesus? O que fazer para que as palavras mansidão e humildade sejam vividas em nosso lar e no dia a dia com todos?  (Momento de partilha).

Pai: Ser manso e humilde não é ser “bobo” e nem conformar-se com as injustiças. Não é fugir dos problemas nem dos desafios. Pelo contrário! É buscar soluções para os conflitos nunca apelando para a violência, mas sempre trilhando o caminho do diálogo, do respeito, da tolerância e paciência. Tudo isso é fruto do amor de Deus que gera no coração o perdão e a reconciliação.

Todos: Aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração.

Mãe: O Papa Francisco nos ajuda a refletir melhor esse trecho do Evangelho. Assim nos ensina o Papa:

Catequizando: “Venham a mim todos vocês que estão cansados – quando Jesus pronuncia estas palavras, tinha diante dos seus olhos as pessoas que encontrava todos os dias pelas estradas da Galileia: muita gente simples, pobre, doente, pecadora, marginalizada”... Este povo sempre acorreu a Ele para ouvir a sua palavra — uma palavra que incutia esperança! As palavras de Jesus incutem sempre esperança!

Todos: Com Jesus nós te louvamos, Pai, Senhor do céu e da terra, pela vida de todos os pequeninos e pela esperança que brota em nossos corações.

Mãe: Carreguem a minha carga e aprendam de mim – a carga, o “jugo” do Senhor consiste em carregar o peso dos outros com amor fraterno. Quando recebemos o alívio e a consolação de Cristo, somos chamados a aliviar e consolar os irmãos, com atitude mansa e humilde, à imitação do Mestre. “A mansidão e a humildade do coração ajudam-nos não apenas a carregar o fardo dos outros, mas também a não sermos “pesados” sobre eles com os nossos julgamentos, as nossas críticas ou a nossa indiferença”.

Todos: Tudo se torna leve quando feito por amor e com amor.

  1. CELEBRAR A VIDA

Música: Amar como Jesus amou https://youtu.be/QIjoNJpdKTY

1 – Um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir. Caneta e papel na sua mão, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso: “O que é preciso para ser feliz?”.

Refrão: Amar como Jesus amou sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria. E ao chegar o fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz. (bis)

2 – Ouvindo o que eu falei ela me olhou, e disse que era lindo o que eu falei. Pediu que repetisse, por favor, mas não falasse tudo de uma vez. E perguntou de novo num sorriso: “O que é preciso para ser feliz?” (Refrão).

L1: Jesus no Evangelho de hoje fez uma oração de louvor, de agradecimento. Mesmo vivendo um tempo difícil, temos muitas razões para louvar ao Pai.

  Catequizando: Porque estamos aqui reunidos como família cristã.

  Todos: Nós vos louvamos, ó Pai!

  Catequizando: Porque a Boa Nova de Jesus sempre nos une e fortalece.

  Todos: Nós vos louvamos, ó Pai!

Catequizando: Pelo novo coração que recebemos no Batismo que nos leva a amar, perdoar e servir.

  Todos: Nós vos louvamos, ó Pai!

Catequizando: Pelo Papa, pelos Bispos, Padres e Diáconos que cuidam do rebanho.

  Todos: Nós vos louvamos, ó Pai!

Catequizando: Por todos os que lutam por um mundo novo, aliviando o sofrimento dos pobres e doentes.

  Todos: Nós vos louvamos, ó Pai!

Pai Nosso...

Mãe: Maria que cuidou de Jesus cuida dos pequeninos e pequeninas de Jesus. A Ela confiemos nossa família e todas as famílias do mundo. Ave Maria...

Música: Imaculada Maria de Deus https://youtu.be/BOfQqJwew7I

Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus. Imaculada Maria do povo, Mãe dos aflitos que estão junto à Cruz. 

Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para Deus, Reino de Deus renovando este chão. 

Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Bíblia Sagrada – Edição Pastoral, Paulus, 1990. O Verbo se faz carne – Reflexão sobre a Palavra de Deus – Anos A, B, C – Frei Raniero Cantalamessa, OFMCap, Editora Ave Maria. Livro do Catequista – Fé, Vida, Comunidade – Irmã Mary Donzellini, mjc, Paulus. Aprender para ser – Pe. José David Quintal Vieira, scj, Dehonianos. Papa Francisco – Angelus (06/07/2014).

Atualizado em: 03/07/2020 às 14:14
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...