Informação
Notícias
            Informação             Notícias             ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS “NOVA PEDAGOGIA NA CATEQUESE”
26/07/2020 Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Patos de Minas-MG Notícias das paróquias ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – DIOCESE DE PATOS DE MINAS FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS “NOVA PEDAGOGIA NA CATEQUESE”
A+ a-

O Diretório Nacional de Catequese (DNC, n. 151) diz que “o catequista necessita de algum conhecimento de ciências humanas que possa oferecer boas indicações para o seu trabalho educativo”, pois “um catequista que gosta de aprender, também fora do âmbito da igreja, será mais criativo e terá mais recursos para dar conta da sua missão”. Dentre as diversas ciências necessárias na missão catequética encontra-se a pedagogia.

Pedagogia é a teoria da educação e da instrução, ou seja, é a arte de ensinar. O catequista não é professor de ensino religioso, mas educador da fé. Por isso, a pedagogia catequética vai além de uma mera instrução: “A pedagogia catequética tem uma originalidade específica, pois seu objetivo é ajudar as pessoas no caminho rumo à maturidade na fé, no amor e na esperança” (DNC, n. 146).

A palavra “pedagogia” tem origem grega, formada pelos termos “paidós” (criança) e “agein” (conduzir). No entanto, é preciso entender que, aplicada à catequese, a pedagogia vai além da condução da “criança”, pois a catequese conduz a “pessoa” em qualquer idade. 

Para ler o Artigo na íntegra, clique aqui: 

 

Atualizado em: 26/07/2020 às 18:50
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...