Informação             Artigos             Uma Igreja serviçal
02/06/2020 Diáconos Permanentes Uma Igreja serviçal Diác. Policarpo Rodrigues Filho

Os quatro Evangelhos precedem, cronologicamente, os Atos dos Apóstolos, também chamado de Evangelho da Igreja nascente e, às vezes, de quinto evangelho.

Faço lembrança desse fato histórico-bíblico para dizer que o evangelista João, no capítulo 13 do quarto Evangelho, versículos de 1 a 20, nos narra a última ceia de Jesus com os Apóstolos e o lava-pés. Exatamente nos versículos de 12 a 16, se nos apresenta como SERVIDOR de todos e nos recomenda: “Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, façais também vós.” (At 13, 15)

Ouso enxergar nessas palavras de Jesus, citadas por São João, a mais forte menção ao serviço como característica de toda a Igreja e de todos os batizados. Daí que se tem falado tanto numa Igreja toda ministerial (serviçal) e também samaritana (misericordiosa). O capítulo 6 dos Atos dos Apóstolos vai confirmar isso, quer em relação aos apóstolos mesmos, quer na razão da instituição do serviço diaconal (diaconia).

Fui ordenado como diácono permanente para a Igreja no dia 08.11.1981, em Teresina-PI. Naquela ocasião, quis escolher um pequeno trecho bíblico que me norteasse, espiritualmente, no meu serviço diaconal. Assim, optei pelo capítulo 3, 30 de São João, quando fala de outro João, o Batista: “Importa que ele cresça e que eu diminua”.

Os diáconos permanentes, no seio da Igreja, são homens que, uma vez recebendo o sacramento da ordem, colocam-se a serviço de todos, e o fazem na gratuidade da fé. Diferentemente dos chamados ministros extraordinários, seu serviço porta a graça sacramental (marcados com um selo = caráter), enquanto ministros ordinários (ordenados para isso).

E os serviços na Igreja são tantos. Se um diácono exerce seu ministério numa tríplice dimensão (caridade, Palavra e liturgia), muitos tentam hierarquizar as três. Há quem diga que a caridade precede as outras duas, mas não as exclui, pois o anúncio e a liturgia são, como quê, consequentes. Quem prega, prega com amor. Quem celebra, celebra movido pelo amor a Deus e aos irmãos.

O Papa Francisco, em recente manifestação a respeito dos diáconos permanentes, assim expressou-se: “A Igreja encontra no diaconato permanente a expressão e, ao mesmo tempo, o impulso vital para se converter ela mesma em sinal visível da diaconia de Cristo Servo na história dos homens.”

Servir onde, como, quando e a quem? Eis uma pergunta sempre oportuna. Ensina-nos o Santo Padre que a diaconia deve ser exercida a exemplo de Cristo Servo e voltada aos mais vulneráveis e carentes. Logo, deduzo eu, cada realidade eclesial e eclesiástica vai nos apontar onde, como, quando e a quem servir, da mesma forma como foi no início da comunidade cristã.

É também no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 8, 26-40, que nos deparamos com uma bela menção ao agir diaconal, na pessoa do diácono Felipe, um dos sete primeiros. Felipe é enviado ao encontro do eunuco, explica-lhe a Palavra e o batiza. Essa breve passagem bíblica bem explicita o onde, o como, o quando e a quem; quer pelo lugar, a pessoa a quem se dirige e como faz Felipe.

Nos meus quase 39 anos de serviço diaconal, em realidades eclesiais diversas, sempre me coloquei numa atitude de quem almeja apenas uma coisa: “Importa que ele cresça e que eu diminua”.

Diác. Policarpo Rodrigues Filho
Diocese de Patos de Minas