Artigos
            Informação             Artigos             Maria no enfoque do Evangelista São Lucas
02/06/2020 Seminaristas Maria no enfoque do Evangelista São Lucas Seminarista João Carlos Pereira Horácio
Diferentemente dos outros escritores bíblicos, em São Lucas pode falar-se de uma acentuação mariológica consciente. Traça uma imagem de Maria em que aparece tanto a figura histórica em sua singularidade pessoal e humana como tipo do encontro divino-humano. É a agraciada, a quem Deus, o Senhor, prometeu uma proximidade singular, que ela aceita, por meio de sua resposta afirmativa, em sua própria vida e em sua biografia com Jesus Cristo.

O diálogo divino-humano na cena da anunciação mostra Maria na plenitude dos tempos, uma vez que a validez escatológica última da antiga aliança chega à consumação e é anulada com a vinda definitiva de Deus como ser humano entre os seres humanos. Na perícope da anunciação, descreve-se a situação fundamental do ser humano diante de Deus na medida em que Deus dirige sua palavra aos seres humanos e convida Maria a aceitar a presença salvífica de Deus na fé e realiza-la em seu seguimento.

É bem-aventurada porque acreditou que se cumprirá o que o Senhor lhe disse (cf. Lc 1,45). Este nexo entre palavra e fé se aplica a todos que são bem-aventurados porque ouvem a Palavra de Deus e a cumprem (cf. Lc 11,28). A fé não se limita a uma aceitação passiva da salvação. Na fé, Maria se converte em coautora da salvação que se realiza na história. Por isso, “de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações” (cf. Lc 1,48). A glória de Deus será reconhecida no mundo justamente por meio de seus atos salvíficos em favor dos seres humanos e da disposição deles de ouvir sua palavra, seguir sua vontade e, assim, fazer perceptível a salvação de Deus no mundo.

Sendo assim, São Lucas no seu evangelho, interpretou seus enunciados mariológicos a partir do acontecimento de Cristo no marco da ação do Espírito de Deus Pai.

Seminarista João Carlos Pereira Horácio
Seminário Maior Dom José André Coimbra