Informação             Artigos             Atendendo a um chamado
02/06/2020 Diáconos Permanentes Atendendo a um chamado Jury Calvet Borba

Sou Jury Calvet Borba, natural da cidade de Alto Paraná-PR. Fui criado na cidade de Paranavaí-Pr. Estou com 55 anos, sou casado há 33 anos com Mirian Bovi Borba. Temos dois filhos: Guilherme Bovi Borba com 26 anos e Renata Bovi Borba com 18 anos Sou de origem humilde e sempre busquei ser correto em todas as minhas atitudes para nunca decepcionar aos meus pais.

Priorizei boas amizades assim, não desviaria do bom caminho e ficaria longe de problemas que poderiam desmoralizar a mim ou a minha família.

Em Paranavaí, sempre participava das missas. Cheguei a ser coroinha por “um dia”, isso mesmo, um dia e não voltei mais, por medo de errar ao ajudar aos padres.

Eu e minha esposa (na época namorada) participamos do JAM (Juventude de Ação Mariana) que é um movimento de jovens em nossa cidade, o qual existe até hoje.

Frequentamos as missas dominicais e ao mudarmos para a cidade de Monte Carmelo-MG, em 1997, continuamos a nossa participação religiosa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo onde aos poucos fomos conhecendo os fiéis que ali participavam.

Fomos catequistas por vários anos em Paranavaí, e também, em Monte Carmelo.

Em 1999, fomos convidados para vivenciarmos o ECC (Encontro de Casais com Cristo). Aceitamos o convite e na data não pudemos participar por motivos pessoais. No ano de 2000, fomos convidados novamente, e desta vez participamos. Assim, abriu-nos uma porta para conhecermos melhor a Igreja e dedicarmos uma parte do nosso tempo às pastorais e movimentos.

Fui convidado no ano de 2001 a ser Ministro Extraordinário da Comunhão. O convite foi feito por Padre. Ezequiel Macedo Galvão. Aceitei prontamente, permanecendo pelo tempo de dois anos, que era o tempo estipulado para o ministério.

Padre José Ronaldo convidou-me a ser Ministro da Palavra, onde no primeiro momento eu recusei e depois, refletindo sobre o convite, aceitei e permaneço neste ministério até hoje, desde 2004.

Eu e minha esposa participamos dos seguintes movimentos e pastorais: ECC - Encontro de Casais com Cristo (já realizamos a segunda e terceira etapa), palestrantes dos encontros do ECC, EAC, EJC e curso de Noivos, Pastoral Familiar, estamos como tios do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), onde também auxiliamos na equipe da externa. Temos conosco o propósito de que sempre que formos chamados a trabalhar nos movimentos e pastorais, estaremos disponíveis e dispostos a colaborar na medida do possível.

Padre Olivar em uma reunião chamou-me em particular e convidou-me para participar da escola como candidato ao diaconato. Aceitei imediatamente. Este convite foi maravilhoso, pois veio de encontro ao que sempre quis. Padre Olivar disse-me que também deveria ter aprovação da minha esposa e dos meus filhos. Ele conversou com minha esposa e ela concordou com as normas e disse que me auxiliaria nos momentos de entrega aos estudos e na dedicação que eu terei para com as pastorais.

Estou muito feliz e ao mesmo tempo preocupado com a responsabilidade que assumirei diante da minha comunidade, pois, entendo que quanto mais conhecimento tiver mais serei cobrado, pois, terei que ser exemplo para todos os irmãos e irmãs e também para a sociedade que tanto nos cobra.

Serão quatro anos de muita dedicação em busca do conhecimento da Palavra de Deus. Terei provações, quedas, obstáculos, haverá momentos em que sentirei desânimo. Mas, contarei com as orações de várias pessoas que muito me ajudarão para que eu consiga realizar a formação como diácono permanente.

A minha missão será de ser presença junto aos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade, conscientizando-os da grandeza do amor de Jesus. Servirei também como ouvinte da Palavra sendo mensageiro na evangelização, nas celebrações dos sacramentos (batismo e matrimônio) e nas celebrações da Palavra.

Estarei sempre a serviço da Igreja lembrando-me o que Jesus nos disse em Lc 22,27 “Eu estou em meio a vós como aquele que serve”.

Jury Calvet Borba
Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Monte Carmelo-MG