Seminários

Cep 38.740-000 / Cx. Postal: 63

Seminário Maior Dom José André Coimbra

Patos de Minas-MG

A diocese de Patos de Minas, criada em 1955, inicialmente manteve os seus seminaristas maiores estudando em outras dioceses do Brasil, principalmente na arquidiocese de Brasília. A história do seminário Maior da diocese de Patos de Minas teve duas fases em duas cidades: Araxá e Patos de Minas.

De acordo com os registros presentes na Secretaria Acadêmica do Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, em Patos de Minas - MG, o Seminário Maior “Maria Imaculada”, de Araxá- MG, iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1988 quando o bispo diocesano era Dom Jorge Scarso. Este seminário funcionou até 1995.
Em janeiro de 1996, Dom João Bosco Óliver de Faria transferiu o seminário para Patos de Minas, cidade sede da diocese. O Seminário funcionou provisoriamente na casa de cursilhos da diocese até junho de 1997, quando foram inaugurados os primeiros 4 blocos do atual Seminário Maior “Dom José André Coimbra”. Posteriormente foram construídos mais 5 blocos.

Formação Sacerdotal

O Seminário Maior “Dom José André Coimbra”, da diocese de Patos de Minas, tem como objetivo dar aos candidatos ao Sacerdócio Presbiteral uma preparação doutrinária capaz de ajudá-los a entender e completar a própria cultura humana, ilustrar sua Fé cristã, nutrir sua espiritualidade e capacitá-los na ação pastoral de transmitir o Evangelho aos homens de hoje.
Os estudos do Seminário visam uma preparação básica, séria e profunda nas áreas de Filosofia e Teologia, tendo a primeira um currículo de 3 anos e a segunda de 4 anos.

Os estudos filosóficos visam o enriquecimento da formação cultural e humana dos seminaristas e os estudos teológicos têm como objetivo dar aos candidatos ao Presbiterato uma visão orgânica do Mistério Cristão e mostrar como o Mistério de Cristo penetra toda a história do gênero humano, atua na Igreja e no mundo.

REITORIA

Reitor: Pe. Antônio Carlos Paiva