Informação             Notícias             Você sabe o significado da palavra "Réveillon"?
28/12/2018 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Notas - Geral Você sabe o significado da palavra "Réveillon"?
"Réveillon é um termo francês que significa "Despertar”!"

Estamos no fim de mais um ano. Estamos nos preparando para a grande virada, para o Réveillon!

Mas, você sabe o que significa a palavra Réveillon?

Réveillon é um termo francês, sinônimo de "Despertar". É muito sugestivo já que na cultura mundial as pessoas tem o hábito de se aglomerarem nesta época com a expectativa e desejos de renovação, alegria, amor, união, fraternidade e principalmente votos de esperança diante de um futuro que se abre ao novo!

É tão bom! Você pode fazer um balanço de vida, ver o que deu certo, o que não deu e o que pode ser mudado para ter equilíbrio, estabilidade e alegria de viver!

Nem sempre se comemorou o ano novo no dia 01 de janeiro.  Entre 753 a.C. e 476 d.C o início do ano acontecia no dia 1º de março. E ainda para persas, fenícios, entre outros povos, a data era outra, dia 23 de setembro.

A comemoração de Ano-Novo com a data que conhecemos hoje tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo.

Se pararmos para pensar, o dia 01 de janeiro é o Dia da Confraternização Universal, o Dia Mundial da Paz, isto desde 1968, em que o papa Paulo VI instituiu a data como uma celebração entre todos os povos!

Então, com este espírito de paz, de união, de religiosidade... firmemos o propósito de despertar para nosso Deus!

Dom Frei Claudio deseja a todos os fiéis da Diocese de Patos de Minas um feliz despertar de Ano Novo!!!

Atualizado em: 28/12/2018 às 11:17