Informação             Notícias             Victor Lucas Alves Vitória recebe o Ministério do Acolitato
15/10/2018 Setor de Comunicação da Diocese de Patos de Minas Aconteceu na Diocese Victor Lucas Alves Vitória recebe o Ministério do Acolitato
"A celebração aconteceu na Capela do Seminário Maior “Dom José André Coimbra” em Patos de Minas no último dia 12 de outubro!"
Dom Frei Claudio conferiu na última sexta-feira (12), o Ministério do Acolitato ao seminarista do quarto ano de Teologia, Víctor Lucas Alves Vitória.

A Igreja sabiamente instituiu alguns ministérios para que o nome de Deus seja louvado e seu povo seja assistido segundo suas necessidades. Os ministérios mais intimamente relacionados com a ação litúrgica, passaram pouco a pouco a ser considerados instituições prévias à recepção das ordens sacras.

O Acolitato é um destes ministérios. O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão. Deve levar a comunhão aos enfermos e impossibilitados de participar do culto no Templo Sagrado.

Destinado de modo particular para o serviço do altar, o Acólito há de procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todos exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes.

A celebração aconteceu na Capela do Seminário Maior “Dom José André Coimbra” em Patos de Minas/MG e contou com a presença do Sr. Bispo Diocesano, alguns padres, os seminaristas maiores, familiares e alguns amigos do seminarista Víctor, neste dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.
Atualizado em: 15/10/2018 às 09:27