Informação             Notícias             Seminaristas do Seminário Maior fazem defesas de TCC's com temas extraordinários
21/06/2018 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Aconteceu na Diocese Seminaristas do Seminário Maior fazem defesas de TCC's com temas extraordinários
"As defesas aconteceram nos dias 14 e 15 de junho."

Seminaristas do Seminário Maior Dom José André Coimbra fizeram suas defesas de TCC's entre os dias 14 e 15 de junho passados.

Entre a ansiedade da expectativa da apresentação e a sua definitiva apresentação, vimos temas interessantes que movimentaram todo o Seminário.

Entre ilustres filósofos e pensadores renomados, os temas foram escolhidos e aprofundados com grande responsabilidade no que compete ao amadurecimento e desenvolvimento acadêmico dentro do seminário, pleiteando a formação de um futuro sacerdote.

As apresentações que aconteceram no dia 14 de junho foram:

Antônio Marcos de Lima Pereira - 3º Ano de Filosofia
Tema: "O conceito de Super-Homem em Nietzsche"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Foi muito importante, principalmente pelo grande crescimento intelectual que a pesquisa me possibilitou.

Erivan Silva de Souza - 3º Ano de Filosofia
Tema: "A fundamentação empírica do conhecimento em David Hume"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Hume fala sobre o conhecimento pelas impressões, enquanto pelo conhecimento das ideias são conhecimentos fracos. Porque as ideias são apenas cópias de nossas impressões e, assim, também eu considero.

Marcos Henrique Dias Moreira - 3º Ano de Filosofia
Tema: "A origem do erro na relação entre sujeito e conhecimento de René Descartes"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Penso que a temática do erro é muito importante, para a vida de um seminarista e também para a futura vida de presbítero da Santa Igreja. O erro sempre acontece quando nós colocamos as nossas vontades desordenadas afrente do nosso entendimento. E a solução para este impasse é a prudência e um bom uso do livre arbítrio.

Rafael Henrique da Silva - 3º Ano de Filosofia
Tema: "Acerca da tolerância de John Locke: a tolerância religiosa e suas fronteiras"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Esta pesquisa surge a partir do contato com o pensamento do filósofo John Locke. Surgiu ainda como forma de estímulo para o aprendizado e percepção dos leitores ao se depararem com um tema tão pertinente e presente na atual sociedade em que vivemos, quase sempre nos deparamos no mundo lá fora com uma grande intolerância entre as pessoas, tanto na questão religiosa, quanto política ou social.  Foi bem gratificante. Pude aprofundar a ideia de tolerância não só para o próprio John Locke, mas para mim particularmente.

Vitor Alexandre Pereira de Castro - 3º Ano de Filosofia
Tema: "O conceito de Estado no pensamento de Maquiavel à luz da obra 'O Príncipe'."
Qual importância desta experiência de estudos para você? Primeiro o crescimento enquanto estudante, pois pude aprofundar mais sobre um tema q sempre me chamou atenção. Depois, o contato com o pensamento de Maquiavel me ajudou a ampliar a minha visão de mundo e ver que novos horizontes são possíveis para a construção de uma nação forte e soberana. Foi uma ótima experiência. Difícil, mas muito agradável.

E as apresentações que aconteceram no dia 15 de junho foram:

Eduardo Martins de Meira - 3º Ano de Filosofia
Tema: "A vida da existência autêntica em Martin Heidegger no ser e tempo"
Qual importância desta experiência de estudos para você?  Através desta pesquisa, tive inúmeros benefícios, pois esta provocou em mim uma auto-reflexão sobre o meu modo de ser no mundo; fui instigado a buscar uma vida autêntica.  Também não posso me esquecer do grande amadurecimento e enriquecimento intelectual.

Victor Lucas Alves Vitória - 4º Ano de Teologia
Tema: "O Pároco, partícipe do Ministério de Cristo (Can. 519 Código de Direito Canônico)"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Reflexão acerca do Ministério de Pároco em ligação a Jesus Cristo em unidade com o Bispo.

Welkler Santos da Silva - 4º Ano de Teologia
Tema: "Igreja em Saída: uma proposta concreta de conversão pastoral a partir da missão da igreja anunciada na EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELLII GAUDIUM"
Qual importância desta experiência de estudos para você? Percebo que este estudo me possibilitou a melhor compreensão da responsabilidade que sou chamado a assumir como servo de Deus na colaboração da Construção do seu Reino. A obra é sempre de Deus e Ele nos chama para servir. Essa é nossa missão. É preciso sempre buscar conhecimento para poder servir sempre melhor naquilo que a Igreja precisa. Sendo assim, é indispensável para bem servir buscar sempre aprimorar nossos conhecimentos, de modo que o anúncio do Evangelho, centro de nossa missão, chegue a todos, seguindo a inspiração do Espírito Santo.

As defesas foram bem apresentadas e obtiveram suas aprovações.

Parabéns aos seminaristas aprovados e suas belas pesquisas!!!

Atualizado em: 29/06/2018 às 08:24