Informação             Notícias             Neste 30 de outubro, a Diocese de Patos de Minas comemora seus 63 anos de instauração do Bispado Patense
30/10/2018 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Notas - Geral Neste 30 de outubro, a Diocese de Patos de Minas comemora seus 63 anos de instauração do Bispado Patense
"Haverá celebração em Ação de Graças na Catedral de Santo Antônio de Pádua em Patos de Minas-MG, hoje às 19h!"

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro, a Diocese de Patos de Minas comemora 63 anos de instauração do seu Bispado.

Uma história riquíssima que se desenvolve desde 1955.

Abaixo está a Ata de Instauração na íntegra:

Ata de Instauração do Bispado de Patos de Minas e Tomada de Posse de seu Primeiro Bispo; o Exmo. e Revmo. Sr. Dom José André Coimbra

Aos trinta dias do mês de Outubro do ano de N. Senhor Jesus Cristo, 1955, às 8 ½ horas da manhã, na igreja Catedral de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, reinante gloriosamente S. S. o Papa Pio XII, sendo Nuncio Apostolico no Brasil, S. Excia. Revma. o Sr. D. Armando Lombardi; sendo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, S. Excia. Revma. o Sr. D. Antônio dos Santos Cabral; sendo Bispo de Uberaba, S. Excia. Revma. D. Alexandre Gonçalves Amaral; sendo vigário da Paróquia de Santo Antônio de Patos, o Revmo. Mons. Manuel Fleury Curado; sendo presidente da República, S. Excia. o Sr. dr. João Café Filho; sendo governador do Estado de Minas Gerais, S. Excia. o Sr. Dr. Clovis Salgado; Juiz de Direito da Comarca, o Sr. Dr. José Machado Penido; Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Randolfo Borges Mundim; Prefeito Municipal, o Sr. Genésio Garcia Rosa; presentes na Catedral o Exmo. e Revmo. Sr. D. Alexandre Gonçalves Amaral, Bispo de Uberaba; o Exmo. Revmo. Sr. D. Rodolfo Pena, Bispo de Valença; o Exmo. e Revmo. Sr. D. Eliseu Van der Weijer, S. Excia. Revma. D. José André Coimbra, Bispo eleito de Patos de Minas; presente o Revmo. representante do Sr. Arcebispo de Diamantina; presente o Revmo. Mons. Manuel Fleury Curado, vigário da paróquia de Santo Antônio de Patos, e demais Sacerdotes da nova diocese de Patos de Minas, Revmos. Vigários das paróquias do novo Bispado, e de outras dioceses; com a presença do Exmo. Sr. Juiz de Direito da Comarca, do Exmo. Sr. Presidente da Camara Municipal de Patos, Sr. Prefeito Municipal e de outras autoridades civis deste município e dos municípios da nova diocese; presente grande multidão de fiéis católicos desta e das demais paróquias do Bispado de Patos de Minas, S. Excia. Revma. o Sr. D. Alexandre Gonçalves Amaral, por delegação especial do Exmo. Sr. Nuncio Apostólico do Brasil, D. Armando Lombardi, ordenou ao Revmo. Pe. Josias Tolentino de Araújo a fazer a leitura, em latim e em Portuguêz, do decreto de Execução da Bula "Ex quo die" emanado da Nunciatura Apostólica, da Bula Pontifícia "Ex quo die" da ereção da nova diocese de Patos de Minas, publicada em 5 de abril de 1955. O sobredito sacerdote, Revmo. Pe. Josias Tolentino de Araújo, na presença da S. Excia. Revma. D. Alexandre Gonçalves Amaral "Clero populoque astante" procedeu a leitura em latim e em português daqueles documentos acima mencionados.

Em seguida o Exmo. Revmo. Sr. D. José André Coimbra apresentou aos Exmo. Sr. D. Alexandre Gonçalves Amaral, Bispo da Diocese de Uberaba e delegado do Exmo. Sr. Nuncio Apostolico, a Bula Pontifícia, que traz a nomeação de S. Excia. Revma. para Bispo da nova diocese de Patos de Minas, a qual foi lida e publicada a todo o clero e povo ali presentes. Logo em seguida os sacerdotes da nova Diocese de ambos os cleros prestaram obediência ao seu novo Pastor, osculando-lhe o sagrado anel episcopal. A presente ata vae assinada pelos Exmos. e Revmos. Srs. Bispos presentes: D. José André Coimbra, D. Alexandre Gonçalves do Amaral, D. Rodolfo Pena, D. Eliseu Van de Wijer, o Revmo. representantes do Sr. Arcebispo de Diamantina; dos Revmos. Vigários de Santo Antônio de Patos e de outras paróquias do novo Bispado, e das outras paróquias; dos Revmos. Sacerdotes presentes ao ato, da Exma. Autoridades Civis e mais pessoas gradas, presentes na Igreja Catedral.

Patos de Minas, 30 de outubro de 1955

Dom José, Bispo de Patos de Minas