Informação             Notícias             Mensagem de Dom Claudio para o Sábado Santo
31/03/2018 Dom Claudio Nori Sturm Dom Claudio Mensagem de Dom Claudio para o Sábado Santo
"A Ressurreição de Cristo, proclamada na Vigília Pascal nos convida à exultação; Cristo ressuscitou e retirou de nossas vidas a pedra (do pecado) que nos oprimia e impedia de viver! Cristo ressuscitou para que vivamos uma vida nova, leve, livre e feliz. Cristo ressuscitou para que a sua Luz pascal brilhe em nossos corações e nossas vidas para que "sejamos luz do mundo"! Vivamos, portanto, uma vida nova, e celebremos a Páscoa do Senhor com o coração exultante de alegria pela vitória de Cristo sobre a morte e o pecado! Desejo a todos, de coração, uma Feliz e Santa Páscoa!"

O Sábado Santo é marcado pelo silêncio e a vigilância da espera pela solene proclamação da Páscoa na celebração da Vigília Pascal! Durante este dia a Igreja não celebra o Sacramento da Eucaristia que só pode ser administrado aos fiéis na forma de viático (sacramento da comunhão ministrado em casa aos enfermos impossibilitados de sair ou aos moribundos).

Esta aparente lacuna quer nos comunicar algo! Qual seria o dom que Deus nos faz no Sábado Santo? Com certeza é o dom de seu silêncio, do aparente silêncio de Deus. Embora neste silêncio de Deus não aja uma palavra audível proferida, o silêncio de Deus nos comunica sua Palavra eterna, não-verbal, por suplantar toda expressão humana. Mesmo o silêncio do luto, do aparente fracasso, da violência e de todas as formas de males presentes em nosso mundo adquirem, no silêncio do Sábado Santo, o seu verdadeiro significado. Pois acolhe cada um destes silêncios com uma reverência quase sagrada, por britarem de corações à imagem do Coração de seu Amado Filho, ferido de amor por nós. Este silêncio nos convida à interiorização, a contemplar o mistério  das chagas do pecado dentro de nós mesmos e do coração de nossos irmãos.

Mas o mais significativo é que se trata de um silêncio "grávido" de expectativa e de esperança. Diante dos efeitos absurdos da presença do mal no mundo, somos chamados a ter Fé, esperança e amor em Deus que, por caminhos muitas vezes incompreensíveis, sabe conduzir a história da humanidade rumo à sua meta final, sabe tirar do mal um bem, da morte a vida, da Sexta-feira Santa o Domingo de Páscoa!

+Dom Claudio Nori Sturm

Atualizado em: 31/03/2018 às 12:36