Informação             Notícias             FAJE promove I Jornada de Comunicação e Evangelização
14/03/2018 Regional Leste 2 Comunicados Regional Leste 2 FAJE promove I Jornada de Comunicação e Evangelização

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) realizará, no dia 28 de abril, a I JORNADA DE COMUNICAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO, com o tema “A comunicação para a verdade e a paz”. A inspiração para esse evento é a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. Voltado para agentes da Pastoral da Comunicação, estudantes e profissionais da área, comunicadores populares e outros interessados, nosso objetivo é provocar a reflexão e o debate em torno de temas atuais que envolvem a Comunicação e a Igreja.

A ideia da realização desse evento surgiu a partir do curso de Pós-Graduação Lato Sensu que a FAJE promoveu no segundo semestre de 2017, com o tí­tulo Evangelização e Pastoral: desafios para a Igreja na Era Digital, e que reuniu 40 alunos vindos, em sua maioria, de equipes de Pastoral da Comunicação. Participaram como professores nomes de peso no cenário da Comunicação e Igreja, como Ir. Joana Puntel, Moisés Sbardelotto e Aline Amaro, entre outros. O curso foi um sucesso e suscitou o desejo de que a FAJE realizasse mais ações voltadas para esse público.

A Jornada será organizada em três momentos. Nos dois primeiros, serão realizados dois grandes painéis; no terceiro momento, os participantes se dividirão em grupos por áreas de interesse.

O primeiro painel abordará o tema Religião e Imprensa: que lugar a Igreja Católica ocupa, hoje, na agenda midiática? Na mesa, como debatedores, estará o assessor de imprensa da CNBB Nacional, padre Rafael Vieira; o jornalista e escritor, autor do livro “Como se faz um bispo?”, J. D. Vital; e a diretora da TV Horizonte, Claudia Siqueira.  A mediação será da professora Graziela Cruz, da FAJE.

O segundo painel tratará o tema Fake News: liberdade de expressão X manipulação da informação, com a presença do professor e secretário de comunicação da PUC Minas, Prof. Dr. Mozahir Salomão; o  jornalista e editor do Portal O Tempo Online, Cândido Henrique e Lorena Tárcia, professora de webjornalismo na UNI-BH. A mediação será do reitor da FAJE, padre Geraldo Luiz De Mori.

No terceiro momento, os participantes se dividirão em dois grandes grupos: Planejamento e prática na Pastoral da Comunicação e Marketing digital: desafios e tendências.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.faje.edu.br/jornadacomunicacao. O valor é R$25 (vinte e cinco reais), com direito a certificado de participação.

A FAJE, local do encontro, está localizada na avenida Dr. Cristiano Guimarães, 2127, Planalto, Belo Horizonte (MG).

28 de abril de 2018

14h- Abertura

14h15 - MESA: Religião e Imprensa: que lugar a Igreja Católica ocupa, hoje, na agenda midiática?
- Pe. Rafael Vieira – Assessor de Imprensa da CNBB
- J.D.Vital - Jornalista e escritor (autor do livro "Como se faz um Bispo")
- Cláudia Siqueira – Diretora da TV Horizonte

Mediação: Graziela Cruz (FAJE)