Informação             Notícias             Encontro anual da Pastoral Carcerária do Leste 2
26/04/2018 Regional Leste 2 Comunicados Regional Leste 2 Encontro anual da Pastoral Carcerária do Leste 2
"O próximo Encontro da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 será na Diocese de Patos de Minas em 2019."

A diocese de Itabira/Coronel Fabriciano (MG) sediou o encontro anual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,  nos dias 20 a 22 de abril, na Paróquia Cristo Libertador na cidade de Ipatinga (MG), com o tema: “A pastoral carcerária no compromisso com a superação da violência”.

No primeiro dia padre Ernesto deu os primeiros encaminhamentos sobre o encontro e apresentou o assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária no Regional Leste 2, padre Wellington Nascimento, da arquidiocese de Juiz de Fora. Na mesma oportunidade o padre Emanuel Cordeiro anfitrião e administrador paroquial também deu as boas vindas a todos os participantes do encontro, aproximadamente 170 participantes entre leigos(as), religiosos(as), seminaristas e diversos padres da diocese de Itabira/Cel.Fabriciano dentre eles o coordenador de pastoral padre Jose Geraldo de Melo.

O encontro foi assessorado pelo padre Nelito Dornelas da diocese de Governador Valadares (MG) que no segundo dia realizou estudos de textos e debates com analogia dos textos bíblicos com referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2018, onde a violência foi vista e estudada em diversos âmbitos. Tivemos momentos de reflexão sobre diversos parâmetros onde as fontes primárias da violência são presenciais em nossas casas, escolas, cidades, bairros, país e principalmente dentro das prisões de todo o país. “A violência são relações quebradas” diz o Padre o Nelito e que devemos pensar não na violência mas sim em proporcionar a paz em diversos lados, “ser sal da terra e luz do mundo”, ver no irmão a presença de Deus. Também no mesmo dia foi apreciado o estatuto (regimento) da pastoral com as deliberações que vão dar um norte a pastoral no próximo ano. No último dia encerrando o encontro foi celebrada a Santa Missa pelo Padre Wellington e co-celebrada por Padre Ernesto.

O próximo encontro da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 será na diocese de Patos de Minas em 2019.

FONTE: http://www.cnbbleste2.org.br/

Atualizado em: 09/05/2018 às 14:46