Informação
Notícias
            Informação             Notícias             Coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral dos Bispos destaca o protagonismo do Leigo para um mundo melhor
16/04/2018 REDAÇÃO A12 Dom Claudio Coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral dos Bispos destaca o protagonismo do Leigo para um mundo melhor
A+ a-

Nesta segunda-feira (16) a 56ª Assembleia dos Bispos do Brasil realizou o 4º dia da coletiva de imprensa, com a presença de Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ). A pauta contemplou o projeto Pensando o Brasil, que tem o tema “O Estado Laico”, as ações referente ao Ano do Laicato que segue até novembro e a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Ivan Simas
Ivan Simas
Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE)

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE) iniciou a sua explanação com a apresentação de um vídeo de seis minutos, relatando os preparativos que já estão em andamento para a realização do 18º Congresso Eucarístico que vai acontecer de 12 a 15 de novembro de 2020 e a inspiração para a escolha do tema, “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Essa é a segunda vez que Recife recebe o evento, a primeira foi em 1939 acolhendo a 3º edição do Congresso. “Para nós é um privilégio grande estar pela segunda vez realizando esse congresso”, afirmou Dom Fernando.

Para o evento foram instituídas 13 comissões de trabalho que segundo Dom Fernando, já estão se reunindo mensalmente, desde 2017. O arcebispo também comentou sobre uma Coleta Nacional que será realizada em 2019 com o objetivo de contribuir com a execução do Congresso. “Um evento como esse exige bastante recurso e a tradição é que para cada Congresso Eucarístico se faça uma Coleta Nacional em todas as Dioceses do Brasil, de modo que já foi aprovada essa coleta aqui pela Assembleia Geral e deverá acontecer no próximo ano, porém no nosso Regional Nordeste 2 que vai sediar o Congresso, decidiu-se fazer a coleta ainda nesse ano, para fazer frente as primeiras despesas”, explicou o arcebispo.

Ivan Simas
Ivan Simas
Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ)


Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ)
 falou sobre o a 5º edição do projeto Pensando o Brasil que nesse ano tratará do Estado Laico, abrangendo todos os desafios que esse tema apresenta.

Dom Roberto explica a diferença entre laicidade e laicismo e reforça o empenho da Igreja em defender o conceito de laicidade colaborativa positiva, afirmando que para isso é necessária à presença indispensável do leigo na sociedade. “O que vai definir a laicidade positiva é a indispensável presença dos leigos no mundo e na sociedade, porque onde não há um laicato forte com identidade, com vocação, o laicismo toma conta ou outras ideologias”.

 

Ivan Simas
Ivan Simas
Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC)

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, destacou a motivação das reflexões do ano do laicato, sublinhando a importância de despertar a consciência dos cristãos leigos como testemunha do evangelho nas realidades do mundo. Dentre as ações incentivadas para acontecerem em toda a Igreja do Brasil, Dom Severino enfatiza a Semana Missionária que será realiza de 22 a 28 de julho nas comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil.

Em cada dia o subsídio que dará embasamento para a Semana Missionária abordará a Família e o Mundo do Trabalho, o Mundo da Política, a Comunicação e Educação, o Mundo da Cultura e a Casa Comum e ainda, o tema da Campanha da Fraternidade, “Superação da Violência e Cultura de Paz”.

Dom Severino ressaltou que as ações do Ano do Laicato precisam atingir a dimensão social, para que resultados concretos sejam atingidos. “É preciso redimensionar as ações do Ano do Laicato para que não permaneça somente na dimensão interna, mas é preciso criar um espírito missionário na dimensão social, para que possamos perceber que o mundo pode ser melhor quando os cristãos leigos vivem a sua cidadania nas questões do seu município”.

Atualizado em: 16/04/2018 às 18:52
Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas. Cadastre seu e-mail...