Informação             Notícias             Celebração em ação de graças pelo Jubileu de Ouro de Dom José Moreira de Melo
07/02/2018 Bruno Silveira - Assessoria de Comunicação da Diocese de Patos de Minas Eventos Celebração em ação de graças pelo Jubileu de Ouro de Dom José Moreira de Melo
Dom José Moreira de Melo

Sábado, a partir das 19:30, na Catedral de Santo Antônio de Pádua em Patos de Minas/MG, será celebrada a missa solene em comemoração aos 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom José Moreira de Melo, bispo emérito de Itapeva/SP. A missa será presidida por Dom José Moreira de Melo e concelebrada por Dom Claudio Nori Sturm, bispo da Diocese de Patos de Minas.

Dom Claudio convida a todos os padres e fiéis a participarem dessa celebração. Dom José Moreira de Melo é filho da Diocese de Patos de Minas, tendo nascido aos 3 de agosto de 1941 em Serra do Salitre, que na época era distrito de Patrocínio, Minas Gerais.

Conheça um pouco da trajetória de Dom José Moreira de Melo

Dom José, 5º bispo da Diocese de Itapeva, nasceu aos 3 de agosto de 1941 em Serra do Salitre, que na época era distrito de Patrocínio, Minas Gerais.

A família foi o ambiente propício para despertá-lo para a vocação. Seu pai, José Domingues, Congregado Mariano, já tinha-o colocado em um trabalho ativo na paróquia local como aspirante à Congregação e coroinha. A resposta que o filho lhe deu o encheu de entusiasmo e logo providenciou que ele fosse estudar em Uberaba, sede da diocese.

Entrou para o Seminário em 1954. O primeiro ano de estudo era chamado de Curso Preparatório para o nível de Seminário Menor. Nesse período, a música já lhe despertava interesse, aprendendo a tocar harmônio (pequeno órgão) e canto gregoriano.

Em 1957 deixou o Seminário de Uberaba a pedido do bispo da recém-criada Diocese de Patos de Minas para a fundação do Seminário dessa nova Diocese, que correspondia ao território onde residiam seus familiares.

Em Patos de Minas ficou apenas seis meses sendo transferido para Diamantina para prosseguir os estudos. Concluiu o Seminário Menor e realizou três anos de estudos de Filosofia no Seminário Maior de Diamantina.

Dom José concluiu o Curso de Filosofia em 1963 e o curso de Teologia em 67. Sua Ordenação Presbiteral se deu em 27 de janeiro de 1968 em Patos de Minas, sendo o Bispo Ordenante Dom José Coimbra.

Foi Vigário Paroquial em Patos de Minas em 1968. Entre 1969 e 1989 foi Pároco Paróquia Cristo Rei, de Lagamar-MG.

Em 1992 foi nomeado Reitor do Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá, Diocese de Patos de Minas.

Sua Ordenação Episcopal aconteceu em 25 de Março de 1996 em Patos de Minas, sendo ordenado pelo então bispo diocesano Dom João Bosco Oliver de Faria, hoje Arcebispo Emérito de Diamantina-MG

Dom José chegou a Itapeva em 16 de maio de 1996, aniversário da Dedicação da Catedral de Sant’Ana.

Depois de 20 anos de trabalho na Diocese, Dom José se diz satisfeito com os resultados alcançados, principalmente na parte de formação de novos padres, com a constituição do Seminário Propedêutico Dom Silvio Maria Dário em Itapeva e do Seminário Maior São João Maria Vianney em Araçoiaba da Serra.

Fonte: Comunicação da Diocese de Itapeva-SP

Atualizado em: 07/02/2018 às 15:45