Informação             Notícias             Bispo emérito de Itapeva, Dom José Moreira de Melo celebra 50 anos de ordenação sacerdotal
16/02/2018 Bruno Silveira - Assessoria de Comunicação da Diocese de Patos de Minas Aconteceu na Diocese Bispo emérito de Itapeva, Dom José Moreira de Melo celebra 50 anos de ordenação sacerdotal Missa em Ação de Graças aconteceu no último sábado (10) na Catedral de Santo Antônio de Pádua em Patos de Minas/MG

A convite de Dom Cláudio foi celebrada, no último sábado, dia 10 de fevereiro, missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro (50 anos), de ordenação sacerdotal de Dom José Moreira de Melo, bispo emérito de Itapeva. A celebração solene aconteceu na Catedral de Santo Antônio de Pádua em Patos de Minas/MG, na diocese de Patos de Minas e foi presidida pelo próprio aniversariante, e concelebrada por Dom Claudio Nori Sturm, bispo diocesano de Patos de Minas e pelos sacerdotes:  Pe. Sebastião Paulino, Monsenhor Antônio Severo, Pe. Gualter,  Pe. Adilvaldo e Frei Evandro. Foi um momento para homenagear Dom José, que é filho da diocese de Patos de Minas.

Na homilia, Dom José lembrou a importância de "não perdermos a consciência do amor infinito de Deus que guia e providência tudo em todas as fases de nossas vidas”.

Familiares de Dom José estiveram presentes na celebração, sendo um dos  concelebrantes Frei Evandro, que é irmão de Dom José Moreira de Melo.

Breve trajetória de Dom José Moreira de Melo

Nascido aos 3 de agosto de 1941, em Serra do Salitre, Minas Gerais, recebeu nomeação Episcopal em 17 de janeiro de 1996,  pelo  Papa João Paulo II, e foi ordenado bispo em Patos de Minas, no dia 25 de março de 1996.

Dom José chegou a Itapeva no dia 16 de maio de 1996 e lá  exerceu 20 anos do ministério episcopal.  Seu lema episcopal “Solidariedade para Evangelizar”.

Foi bispo responsável pela Pastoral Operária do Regional Sul 1; Presidente da sub-região pastoral Sorocaba; membro da Comissão Representativa do Regional; Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Acompanhou também a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1.

Em 2016, em virtude de seus 75 anos, pediu sua renúncia ao Papa Francisco conforme previsto no Código de Direito Canônico, tornando-se então bispo emérito daquela diocese.

Atualizado em: 16/02/2018 às 16:51