Informação             Notícias             Bispo Dom Frei Claudio promove Coletiva de Imprensa amanhã sobre Novo Projeto inspirado na Campanha da Fraternidade 2018
22/11/2018 Waneska Barcelos - Assessoria de Imprensa Diocesana Notas - Geral Bispo Dom Frei Claudio promove Coletiva de Imprensa amanhã sobre Novo Projeto inspirado na Campanha da Fraternidade 2018

Os Profissionais da Imprensa de Patos de Minas e região estão convidados para uma Coletiva de Imprensa marcada para amanhã, às 9h, na Mitra Diocesana para se articular o Novo projeto inspirado na Campanha da Fraternidade 2018.

Em resumo, um edital foi publicado pela CNBB em decorrência da Campanha da Fraternidade 2018. O edital abria possbilidades de projetos que pudessem beneficiar arqui/dioceses, seguindo orientações cristãs, incentivando a prática dos objetivos da Campanha deste ano.

Ocorre que um grupo de voluntários de nossa Diocese fizeram um planejamento de um projeto baseado no edital e levaram para apreciação do nosso Bispo, Dom Frei Claudio, que analisou e encaminhou o projeto “Café com bordado: A arte e o diálogo como caminho para a superação da violência” para a CNBB.

Tivemos recentemente a alegre resposta de que a nossa Diocese havia sido selecionada para a projeção e execução efetiva do projeto.

Abaixo está a pauta, produzida pela equipe do projeto “Café com bordado"

Pauta

O projeto “Café com bordado: A arte e o diálogo como caminho para a superação da violência” inspirado na Campanha da Fraternidade 2018, tem como objetivo geral buscar proporcionar por meio do bordado e da partilha um espaço de promoção da cultura da paz, da reconciliação e da justiça, tendo o diálogo e a arte do bordado como principais estratégias de reflexão, conscientização e superação da violência.

A proposta de trabalho para o alcance do objetivo exposto é desenvolver rodas de conversa orientadas pelo tema “Fraternidade e superação da violência” inspiradas pelo lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). As conversas, reflexões, conflitos e angústias serão compartilhadas e registrados pelas linhas do bordado em uma grande toalha esticada sobre uma mesa de café com quitandas locais. O trabalho de bordar com a mediação do diálogo é uma forma ativa de participação social.

O projeto após submissão e aprovação ao Edital da CNBB, que incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à Campanha da Fraternidade do respectivo ano, conta com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (9.314,00).

O Colégio Marista é importante parceiro e na primeira campanha de doação de xícaras, arrecadou 125 xícaras, 92 pires (coordenação da campanha Marista pelo Irmão José Sotero). Enfatizamos que buscamos novas parcerias para fortalecimento e continuidade do projeto, de forma que ele passe a fazer parte da cultura de Patos de Minas.

O projeto busca a superação da violência através do resgate da memória de participantes, por isto a importância de doação de xícaras usadas, pois elas trazem consigo a história de quem as doou.

O projeto é uma iniciativa da Associação Renasce Pindaíbas, Vigilância em Saúde, Copasa e Arquidiocese de Patos de Minas.

Atualizado em: 22/11/2018 às 12:13