Informação             Notícias             Arcebispo de Juiz de Fora recebe jornalistas para coletiva de imprensa no Haiti e Dia Mundial das Comunicações
08/05/2018 Regional Leste 2 Comunicados Regional Leste 2 Arcebispo de Juiz de Fora recebe jornalistas para coletiva de imprensa no Haiti e Dia Mundial das Comunicações

Na tarde da quinta-feira, 3 de maio, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, recebeu diversos jornalistas para uma entrevista coletiva. Na ocasião, foram apresentados dois assuntos: o envio da segunda equipe missionária ao Haiti e a mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano celebrado no próximo dia 13.

A mesa foi composta pelo vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da arquidiocese, padre Antônio Camilo de Paiva, a coordenadora da Missão Continental JF/Haiti, Ana Maria Roberto, e os missionários que irão embarcar nesta quarta-feira, 9. O grupo será acompanhado pelo Padre Pierre Mauricio Almeida Cantarino. Os integrantes da comitiva são a médica pediatra Dra. Magda Vênus Mendes Conde, o médico cirurgião Dr. José Gabriel Timóteo Tostes, o bancário Jésus Vieira Junior e a comerciante Rosana Sanguim Vieira.

A missão no Haiti

Dom Gil deu início à coletiva destacando “a iniciativa de uma parceria missionária no Haiti, que nasceu pela motivação do Papa Francisco em sermos uma ‘Igreja em saída’”. O pastor destacou que, há quase um ano, participou da primeira visita missionária da Arquidiocese de Juiz de Fora no país, relatando ter visto muita pobreza e sofrimento.

Todos os missionários que estão prestes a embarcar farão a experiência pela primeira vez no país caribenho, o mais pobre das Américas. Padre Pierre agradeceu a oportunidade e disse que sua expectativa é muito grande. “Sabemos das dificuldades que iremos encontrar, mas vamos com o coração repleto de confiança”.

Dra. Magda disse que está realizando um sonho em ajudar pessoas carentes e relatou que está levando grande quantidade de roupas e medicamentos. Por sua vez, o casal Jésus Junior e Rosana Vieira também demonstraram enorme satisfação com a missão. O bancário elogiou o projeto, que está crescendo rapidamente e a comerciante falou sobre os artesanatos que ensinará aos haitianos, destacando que, além do ensinamento, está levando bastante material para produção.

O arcebispo chamou a atenção para a situação no país, que é de extrema miséria. “As pessoas não têm o que comer, famílias moram em verdadeiros lixões. Ficar parado e não fazer nada para ajudar seria uma omissão de nossa parte”.

A coordenadora do projeto, Ana Maria Roberto, disse que é uma alegria enorme ver o projeto saindo do papel. Ela também esteve no país no ano passado. “A visita ao Haiti me marcou muito. Voltei agradecendo a Deus pelo país em que vivo e pelo alimento que tenho todos os dias”.

52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Outro assunto apresentado na coletiva foi a mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data foi instituída durante o Concílio Vaticano II, sendo o Papa Paulo VI o primeiro pontífice a celebrá-la. O dia varia a cada ano, pois é celebrado no domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. Este ano, o DMC será no próximo dia 13 de maio, trazendo o tema “Fake News e Jornalismo de Paz” e o lema escolhido é “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32).

Padre Camilo iniciou cumprimentando a todos pelo exercício da profissão e destacou a onda de notícias falsas (fake News) que andam circulando nos meios de comunicação, principalmente pela internet. “O perigo de tantas notícias falsas é que nos tornamos ‘inocentes úteis’ para o mal. O excesso de informação está causando uma desinformação na sociedade”. Dom Gil destacou, ainda, que as notícias falsas são veiculadas sempre com algum interesse econômico e/ou político. O pastor ressaltou a importância de educarmos as crianças de hoje para a verdade.

Ao final, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, que também é o Presidente da Comissão para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, convidou todos os presentes a rezarem a oração criada por Papa Francisco para o DMC, inspirada na conhecida "Oração da Paz" franciscana.

FONTE: http://www.cnbbleste2.org.br/

Atualizado em: 09/05/2018 às 14:42