Informação             Notícias             Apostolado da Oração participa de Congresso Nacional
24/09/2018 Leonardo Damasceno Eventos Apostolado da Oração participa de Congresso Nacional
"Ao final das atividades, a delegação da Diocese de Patos de Minas foi à cidade Itu/SP, onde visitou a Igreja do Senhor Bom Jesus, na qual em 1871 foi fundado o Apostolado da Oração do Brasil!"

Representantes de Centros do Apostolado da Oração de 24 paróquias da Diocese de Patos de Minas participaram do 2º Congresso Nacional do Apostolado da Oração, realizado de 14 a 16 de setembro de 2018, no Mosteiro de Itaici, na cidade de Indaiatuba/SP. O Congresso foi promovido pelo Diretor Nacional do Apostolado da Oração, Padre Eliomar Ribeiro, SJ, teve por tema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, e contou com a participação de 450 pessoas de todo o Brasil, entre leigos, religiosos, padres e bispo, estando representadas 82 dioceses brasileiras.

No primeiro dia houve o lançamento do livro dos anais do Congresso, também intitulado “Sal da Terra e Luz do Mundo”, aconteceu a 1ª conferência, proferida por Dom Devair Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, que teve por tema: “Sal da terra e luz do mundo: missão dos leigos na Igreja”. No mesmo dia, houve o lançamento do livro “356 dias com o Coração de Jesus”, de autoria de Padre Eliomar Ribeiro, SJ; à noite foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Devair e após, ocorreu o lançamento do cd “Ao Coração de Cristo: para cantar a espiritualidade do Coração de Jesus”, produzido pelo Apostolado da Oração do Brasil.

No segundo dia, teve lugar a 2ª conferência, por Padre João Carlos Ribeiro, SDS, cantor, compositor e apresentador de rádio, intitulada “Corações novos para um mundo novo”. E, após, aconteceu a apresentação da peregrinação a França e Itália, por ocasião do jubileu de 175 anos do Apostolado da Oração, em junho de 2019. A 3ª conferência, “O acompanhamento espiritual à luz do Coração de Jesus” foi proferida por Adna Haddad, leiga, graduada em Ciências Sociais e Teologia e Mestre em Espiritualidade Cristã e Acompanhamento Espiritual. “Brilhe a tua luz: o ser humano integrado” foi o tema da 4ª conferência, feita por Irmã Ivani Brito, IJ, Mestre em Teologia Dogmática com Especialização em Liturgia. Já a 5ª conferência, sobre “O legado de Padre Bartolomeu Taddei para o Brasil” foi apresentada pelo leigo historiador, Mestre em História Social, professor e pesquisador, Luiz Roberto de Francisco. Ao final deste segundo dia foi celebrada a Santa Missa, presidida por Padre Pedro Henrique, do clero da Diocese de Cametá/PR.

No último dia, Padre Eliomar Ribeiro, SJ proferiu a 6ª e última conferência: “Dar gosto e sabor a um mundo sem Coração” e presidiu a Santa Missa de encerramento do Congresso.

CC local em que se encontram os restos mortais do fundador, Padre Bartolomeu Taddei, SJ e também o Santuário Geral do Sagrado Coração de Jesus e do Apostolado da Oração, erigido também por Padre Taddei, SJ.

Atualizado em: 25/09/2018 às 10:57