História da Diocese de Patos de Minas

LIVRO CONTA A HISTÓRIA DO

TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA

E DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Já se encontra nos escritórios paroquiais o livro: “A História da Diocese de Patos de Minas – Antecedentes históricos, preparação, criação e primeiro episcopado (1866-1968)”. A obra é o resultado de três anos de pesquisa para a elaboração da tese de doutorado de Padre Nilson André Fernandes. Esta tese foi defendida em janeiro de 2011, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

O livro, com acabamento de luxo, contém 568 páginas e desenvolve diversos temas como: evolução civil e eclesiástica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, história civil e religiosa de Patos de Minas, breve história das diversas paróquias e do primeiro clero da diocese, história da preparação e do nascimento desta diocese, história, biografia, escritos e ministério de Dom José André Coimbra, primeiro Bispo.

Trata-se de uma obra de referência, quer para a história civil, quer para a história religiosa da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, uma vez que faz uma análise histórica, antropológica, social e religiosa de toda a região. É o primeiro livro científico sobre a Diocese de Patos de Minas.

A apresentação da obra foi escrita por Dom Claudio Nori Sturm, Bispo diocesano, na qual recomenda “uma ampla divulgação” nas paróquias de toda a região.

Em breve será feito o lançamento oficial da obra. Entretanto, esta já pode ser adquirida com 20% de desconto, antes do lançamento.